domingo, 29 de agosto de 2010

EMPREENDA MAIS MATO GROSSO-2010

Venha conhecer as tendências do mercado para melhorar a performance da sua empresa ou para abrir o seu próprio negócio.



sábado, 28 de agosto de 2010

Marca da Promessa - Com Letra - By Gabi Cris

Marina Silva fala sobre a falta de mão de obra qualificada no Brasil

A candidata do PV visitou a Federação das Indústrias de Santa Catarina e recebeu um documento com as principais reivindicações dos empresários.
Em Florianópolis, Marina Silva, do PV, propôs a criação de centros de excelência para formar mão de obra qualificada.
Marina Silva visitou a Federação das Indústrias de Santa Catarina e recebeu um documento com as principais reivindicações dos empresários. A candidata falou sobre a falta de mão de obra qualificada no Brasil.
“Vamos ter que criar centros de excelência e fortalecer os que já existem no Brasil, e apostar muito na produção de conhecimento, de tecnologia e da inovação. É com isso que nós vamos suprir esse apagão de mão de obra que nós temos no nosso país, sob pena de perdermos as melhores oportunidades que se colocam para nós”, declarou.
Ela caminhou pelas ruas de Florianópolis e cumprimentou eleitores. O último compromisso da candidata Marina Silva em Santa Catarina foi no comitê do Partido Verde, em Florianópolis. Ela fez um balanço da campanha e depois seguiu para São Paulo.
Fonte: Agência de Notícias Jornal Floripa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mauro firma compromisso com trabalhadores da cultura




Os cerca de 60 artistas e gestores culturais que participaram de uma reunião com o candidato a governador, Mauro Mendes (PSB), no Palácio da Instrução, saíram com a certeza de que o candidato da Coligação Melhor pra Você será um parceiro do setor e estará aberto ao diálogo com os profissionais da cultura.
No encontro, Mauro ressaltou pontos importantes do seu plano de governo para a área cultural. Ele também se mostrou sensibilizado aos problemas do setor, demonstrando que governará para construir cidadania por meio da inclusão cultural em todos os municípios mato-grossenses.
O candidato do PSB discutiu cuidadosamente ponto por ponto uma pauta composta por seis questões elaboradas por representantes do Fórum Permanente de Cultura de Mato Grosso, órgão que idealizou o bate papo dos candidatos a governo com os artistas. E afirmou que atenderá várias delas, como por exemplo, estabelecer um percentual no orçamento do governo do Estado para a Cultura, a exemplo do que já acontece na educação, saúde e segurança pública.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Johnny Everson, afirma que a participação de Mauro e dos candidatos ao Senado pela coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, Pedro Taques (PDT) e Naildo Lopes (PV), no Fórum foi “muito positiva”. Para ele, a cultura vem sofrendo desgaste e desrespeito por parte das autoridades.
“Quando idealizamos estes encontros com os candidatos da majoritária, chegamos a pensar que não seríamos nem atendidos. Mas para nossa grata surpresa, abrimos com chave de ouro com uma presença muito positiva do candidato a governo do Estado do PSB, Mauro Mendes, e também dos candidatos ao senado”, revela Everson.
Já o gestor cultural e presidente do Instituto Mandala, Paulo Traven, considerou o encontro como um avanço para a categoria. “Avalio como muito positivo porque são raras as oportunidades que temos para conversar com uma das pessoas que está disputando o cargo para ser futuro governador do estado. Desta vez tivemos propostas muito positivas, propostas diretas e um discurso surpreendente, tendo em vista que as pessoas que estamos acostumados a lidar, os políticos, fogem da pergunta, respondem de forma genérica e hoje tivemos compromissos firmados de forma muito prática”.
Propostas de Mauro para a área da cultura
Além disso, o candidato socialista garantiu que discutirá abertamente com os artistas uma lista tríplice indicada pelo Fórum Permanente de Cultura, para dirigir a Secretaria de Estado de Cultura. Mas salientou que essa escolha deverá estar baseada em critérios rigorosos de gestão e administração pública.
“Entendemos que o Estado deve se desenvolver em todas as demandas e não apenas economicamente. A cultura tem sim um papel absolutamente fundamental para gerar cidadania, renda, emprego e inclusão social. Sou a favor de uma gestão responsável, equilibrada e baseada no planejamento de médio e longo prazo, com metas estabelecidas em orçamento, para que os artistas e gestores da área não sofram com a falta de continuidade dos projetos e atividades culturais como acontece hoje”, salientou Mauro.
O governador 40 ainda garantiu aos profissionais da cultura que trabalhará para estabelecer uma gestão eficiente, reestruturando a Secretaria de Estado de Cultura e reformulando o Fundo Estadual do setor, para que possa atender corretamente aos artistas e a sociedade.
Uma das propostas apresentadas pelos artistas e reforçada por Mauro em seu plano de governo é a realização de concurso público para atender a demanda da pasta da Cultura e de outros setores como a saúde, após garantir a posse das 10 mil pessoas que passaram no último concurso realizado pelo governo do Estado.
“Sei da importância da cultura, em todos os seus aspectos, mas principalmente como atividade geradora de emprego e renda. Por isso, concordo que o modelo do Fundo Estadual de Cultura seja híbrido, de forma que os artistas possam fazer uma interface com a iniciativa privada diretamente. Mas também quero que o Fundo ajude e financie diretamente aqueles que não conseguem se articular para procurar incentivo e financiamento na iniciativa privada”.
Ao final da reunião, o presidente do Fórum Estadual de Fomento à Cultura de Mato Grosso, Jhonny Everson, ressaltou os compromissos firmados por Mauro durante a reunião, que trazem esperança aos artistas e gestores culturais.
“Esperamos que todos os candidatos venham com o mesmo compromisso e com a mesma vontade de fazer o melhor pra cultura do Estado que está tão defasada e tão carente. Com certeza foi um ganho para o setor. Em sendo bem sucedido o projeto do Mauro Mendes e dos candidatos ao senado, sabemos que os compromissos aqui firmados estão gravado e foram transmitidos ao vivo pela internet é uma chance muito grande de que a gente consiga concretizar e efetivamente fazer uma política cultural melhor para nossa classe e para todo o Estado, não só para quem faz cultura, mas para quem também consome cultura”, ponderou Everson.

Fonte:Imprensa Mauro Mendes





quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gabeira admite sintonia com propostas de Serra

Bruno Boghossian / RIO - O Estado de S.Paulo
Apoiado tanto por Marina Silva (PV) quanto por José Serra (PSDB), o candidato verde ao governo do Rio, Fernando Gabeira, adotou discurso que apresenta sintonia maior com o tucano do que com sua companheira de partido. Em entrevista ontem, Gabeira citou diversas vezes São Paulo, Estado que foi governado por Serra até abril, como modelo nas áreas de saúde e segurança.
Fernando Gabeira mencionou ainda ao menos seis itens que estão entre as propostas do tucano, como colocar dois professores em cada sala de aula e transformar trens de subúrbio em metrôs de superfície.
Apesar de reforçar que sua candidata é Marina, Gabeira reconheceu que a proximidade com o tucano pode representar uma "ambiguidade" para o eleitor.
"Minha candidata é a Marina, e tenho grande respeito e o apoio do Serra", disse em sabatina promovida pelo jornal Folha de S. Paulo. "A ambiguidade permanece. Toda vez que estou com o Serra, me perguntam pela Marina. Toda vez que estou com a Marina, me perguntam pelo Serra."
Para o candidato do PV, a consonância de suas propostas com o programa tucano é resultado de seu diálogo com o presidenciável do PSDB. "Existe uma sintonia em alguns pontos." 
Fonte:O ESTADÃO

Para programa de Serra, brasileiros não precisam de "mãe" Dilma

Reuters/Brasil Online
SÃO PAULO, 26 de agosto (Reuters) - A propaganda do candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, usou seu programa no rádio na manhã desta quinta-feira para criticar a campanha da principal rival, Dilma Rousseff (PT), por apresentar a candidata petista como "mãe" dos brasileiros.
O programa de Dilma, que segundo pesquisas recentes deve vencer a corrida presidencial no primeiro turno, não fez ataques ao tucano e concentrou seu programa em promessas para a educação.
"Mamãe disse que vai ser tudo uma maravilha", ironizou um locutor do programa serrista, numa referência à propaganda petista que tem usado uma música em que afirma que Lula deixará uma "mãe" para o povo brasileiro. "Mãe? Minha mãe, sua mãe? Que mãe é essa?", seguiu ironizando um segundo integrante da campanha tucana.
As críticas à petista ganharam tom mais sério na voz de um locutor, que pregou "respeito" ao eleitor. "Respeito. Essa é a primeira obrigação que um homem público deve ao cidadão", disse.
"Tratar o cidadão como gente grande é respeito. Você que sustenta esta nação com trabalho duro e com um imposto muito alto, não merece ser tratado como criança. Não precisa de uma nova mãe, de um novo pai."
Serra apareceu em sua propaganda para prometer "dobrar e melhorar" o Bolsa Família e criar uma rede de hospitais para tratar de pessoas com deficiência.
O programa de Dilma bateu na tecla da educação e trouxe a candidata e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falando de como a educação foi importante em suas vidas.
Lula lembrou do dia que recebeu o diploma de torneiro mecânico no Senai. "Foi uma alegria imensa", disse. Já Dilma lembrou do incentivo que seu pai dava à leitura e aos estudos. "Até hoje a minha vida tem sido de estudo e de aprendizado permanentes", comentou.
A campanha petista repetiu a promessa de Dilma de construir 6 mil creches e pré-escolas. Também mostrou o programa "Mais Educação", "um programa de escola em tempo integral nas capitais e regiões metropolitanas de todo o país".
"Só vamos garantir um futuro melhor, com igualdade de oportunidade, quando pudermos garantir educação de qualidade para todos. Por isso, a educação é nossa prioridade máxima", disse a candidata.
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, que ocupa uma distante terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto, também concentrou sua propaganda na educação.
Lembrando que "eu fui uma criança que não entrou na escola na hora certa", Marina prometeu implantar a educação em tempo integral no país.
(Por Eduardo Simões; Edição de Vanessa Stelzer)
Fonte:O GLOBO

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Marina ironiza reação de adversários à pesquisa

Sérgio Roxo


SÃO PAULO - Sem citar Dilma Rousseff e José Serra, a candidata do PV a presidente, Marina Silva, disse nesta segunda-feira que candidatos já estão "cantando vitória antes do tempo e já estão entregando os pontos". (Veja fotos do dia dos presidenciáveis)
- Por onde eu ando, vejo o que vocês viram aqui, que o eleitor está assumindo a responsabilidade de que o país tenha uma eleição em dois turnos. E para aqueles que já estão cantando vitória antes do tempo e para aqueles que estão entregando os pontos, eu estou chamando o eleitor brasileiro para a gente virar esse jogo e irmos para o segundo tempo. O segundo tempo é irmos pro segundo turno - disse Marina, ao visitar o Mercado Municipal de São Paulo.
Leia mais: Dilma abre 17 pontos de vantagem sobre Serra e seria eleita no primeiro turno, diz Datafolha
Perguntada se via desânimo na campanha tucana, ela afirmou que vê "que as pessoas ficam desanimadas, meio atordoadas".

Fonte: O GLOBO

domingo, 22 de agosto de 2010

Marina Silva defende reforma da segurança pública

GUSTAVO PORTO - Agência Estado

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, classificou a ação ocorrida ontem no Rio de Janeiro - na qual bandidos invadiram um hotel de luxo e fizeram reféns, após troca de tiros com policiais - como um exemplo do descontrole da segurança pública no País. "O que aconteceu no Rio de Janeiro é lamentável; como é que 40 pessoas andam armadas na cidade? Isso é descontrole da segurança publica", afirmou Marina neste domingo, durante visita hoje a Guariba (interior de SP).
Marina defendeu a reforma da segurança pública no País, ancorada no pagamento de melhores salários e um mais treinamento aos policiais, bem como ações de combate ao tráfico de drogas e de armas. A candidata chegou a elogiar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas pelo governo do Rio nos morros para a repressão ao tráfico, mas chamou a ação de embrionária. "As UPPs são uma boa ideia, mas ainda não têm escala e o problema é que o os governos do estado e federal usam esse pequeno começo como solução", afirmou.
A candidata criticou ainda, sem citar nomes, adversários que defendem a criação de um Ministério da Segurança Pública em suas propostas de governo. "Não adianta ministérios, puxadinhos, remendos, o que precisamos é de uma reforma", reafirmou.
Marina elogiou a estabilidade econômica do País, bem como políticas sociais como o Bolsa-Família, as quais serão mantidas, segundo ela, caso seja eleita. "Mas se não olharmos para os erros, estaremos fadados a desconstruir os acertos; e os erros são muitos", disse Marina, que classificou saúde e a educação como de "péssima qualidade".
Fonte: O ESTADÃO

sábado, 21 de agosto de 2010

Em Blumenau, Marina Silva visitou famílias atingidas pelas chuvas de 2008

Presidenciável pode retornar ao Estado em 15 dias para visitar Joinville

Candidata visitou área de desmoronamento
do Morro Coripós na tarde de sábado
Foto:Artur Moser
Após uma agenda cheia em Blumenau, a candidata a presidente pelo Partido Verde (PV), Marina Silva, deixou Santa Catarina por volta das 18h deste sábado. Ela saiu do Aeroporto Internacional de Navegantes em um voo fretado rumo à São Paulo. Durante a manhã, a presidenciável caminhou pelas proxidades da rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, acompanhada de seus correligionários. Ela afirmou que, se eleita, criará uma agência nacional do meio ambiente. Marina conheceu um alojamento dos atingidos pela
catástrofe de novembro de 2008, no bairro Vila Nova. Por volta das 13h, a candidata participou de uma entrevista no estúdio da TVCOM, que deve ser exibido no próximo sábado, às 22h. Após o almoço, ela visitou uma área de desmoronamento do Morro Coripós. No local, já foram registrados diversos deslizamentos de terra e muitas famílias tiveram que deixar suas casas. Agenda em Joinville A visita a Joinville foi cancelada. Segunda a assessoria, houve problema na agenda e há possibilidade de a candidata retornar a cidade em 15 dias.
DIARIO.COM.BR

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Após críticas, programa do PV mostrará a biografia de Marina Silva

O Globo
SÃO PAULO - Após críticas de Alfredo Sirkis, presidente do PV no Rio de Janeiro, a campanha da presidenciável Marina Silva anunciou que exibirá na noite desta quinta-feira a biografia completa da candidata à Presidência da República.
Em seu blog e no Twitter, Sirkis disse que a inserção no horário eleitoral foi um erro inaugural "crasso" por ter "escondido" Marina. No programa desta quinta-feira, foi repetida a mesma versão de terça-feira, quando ela fez um alerta quanto às mudanças climáticas e à necessidade de uma política de desenvolvimento sustentável no país.
Marina Silva defendeu, na manhã desta quinta, ao fazer a abertura simbólica do pregão do dia na Bolsa de Valores de São Paulo, a criação de índices econômicos que normatizem as emissões de carbono e poluentes das empresas brasileiras.
O novo índice, que faria parte do conjunto de indicadores da economia brasileira, seria elaborado a partir de critérios estabelecidos pela já anunciada Agência Nacional do Clima, proposta no programa de governo do PV, em parceria com empresários, sociedade civil e academia.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MOVIMENTO MARINA SILVA por um Brasil democrático e sustentável



MOVIMENTO MARINA SILVA
Uma mensagem a todos os membros de MOVIMENTO MARINA SILVA
É preciso participar para construir o Brasil que queremos
O primeiro tema da série Qual o Brasil que queremos? é sobre o fortalecimento da participação social nos processos decisórios. Qual a diferença entre governo para, um governo com ou um governo de tod@s? Acesse aqui nosso primeiro diálogo sobre o Brasil que queremos.
Vamos distribuir materiais de campanha da Marina!
Você já pegou os materiais (adesivos, panfletos, banners...) de campanha da Marina? Se ainda não pegou, vamos nessa! Existem locais em todo o país onde você pode encontrá-los e há pessoas responsáveis pela sua distribuição. Não perca tempo! Saiba onde encontrar materiais. Quem quiser pode ainda fazer seu próprio material de campanha, veja como.
Estão chegando os vídeos para o Festival
Desde o lançamento do Festival de vídeos Marina, o Movimento tem recebido ótimos vídeos criativos de apoio a campanha de Marina. Se você ainda não mandou o seu, ainda está em tempo! Tenha uma ideia e faça uma gravação com sua câmera, celular, webcam... Use sua imaginação para crie um vídeo de até 43 segundos. 43 é o número de Marina. Distribua seu vídeo pelas redes sociais usando a tag #videosmarina. O prazo do nosso festival será curto e irá até o dia 29 de agosto. Veja aqui como participar.
Marina participa amanhã de debate da Folha-UOL
Marina Silva participará amanhã de debate da Folha-UOL com os candidatos à Presidência da República. O debate será transmitido em tempo real na internet, a partir das 10h30, nesta quarta-feira. Este será mais um momento importante de mobilização nas redes sociais para buscarmos mais apoio para Marina e divulgarmos as propostas para o Brasil que queremos. Participe com comentários sobre o desempenho de Marina no Twitter, Orkut ou Facebook com a hashtag #EuVotoMarina. Você também pode enviar perguntas à Marina. Confira aqui mais detalhes e veja como participar.
Em seu primeiro programa na TV, Marina lista desafios do novo milênio
No primeiro programa de TV do Horário Eleitoral Gratuito, Marina se destacou pela mensagem direta usada no seu curto espaço de tempo: “É possível desenvolver sem destruir, isso é ser sustentável”. Assista o vídeo da futura presidente do Brasil falando dos desafios que se apresentam neste novo milênio.
Visite MOVIMENTO MARINA SILVA em: http://www.movmarina.com.br/?xg_source=msg_mes_network

Profª VALQUÍRIA

Professora, Bióloga e advogada. Atua como advogada da Secretaria de Estado de Educação-MT. É membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MT, do Conselho de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso(SEMA). E Idealizadora e criadora do “Jornal Ambiental”, 1º jornal especializado em questões ambientais no estado. Participa ativamente da política partidária no estado de Mato Grosso. Atualmente é assessora jurídica da executiva estadual e vice-presidente da executiva municipal do Partido Verde em Cuiabá/MT.


Flertando com o eleitor

Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC

O horário eleitoral gratuito começou ontem e como era de se esperar se viu de tudo. Para conquistar a simpatia do eleitor, candidatos recorreram ao humor, ao protesto, à emoção. A lista de estratégias de convencimento não cessou nos 25 minutos destinados aos presidenciáveis e outros 25 aos deputados federais que foram ao ar às 13h e 20h30.
Nos sete minutos e 18 segundos direcionados à sua coligação, o presidenciável tucano, José Serra, buscou atrelar sua imagem a de menino humilde que venceu na vida por meio do esforço e do estudo. Para ilustrar a vida de dificuldades valeu até bairro pobre ao fundo. O candidato também pegou carona na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na tentativa, saiu até samba. "Quando o Lula da Silva sair é o Zé (José Serra) que eu quero lá. Sai o Silva e entra o Zé." Também foi destacada sua experiência administrativa como prefeito, governador de São Paulo e Ministro da Saúde.
Nos 10 minutos e 38 segundo destinados à coligação da candidata Dilma Rousseff (PT), houve música suave ao fundo e roupa sóbria. Ela comentou trechos de sua biografia desde a infância, o incentivo dos pais para a Educação, a entrada na universidade, a luta na ditadura e o período em que ficou presa. "A arte de você aguentar uma cadeia é viver uma cadeia." Lula enfatizou por vezes as qualidades da pupila. Houve preocupação de mostrar equilíbrio entre mulher emocional e racional. Dilma ressaltou seu papel de mulher, amiga, mãe, mas sem deixar de lado a firmeza em busca de seus objetivos profissionais e ser bem-sucedida em todas as áreas da vida. Até seu ex-marido entrou em cena para elogiá-la. A petista disse se sentir preparada para ocupar o cargo máximo do País. No segundo horário da TV, o PT adotou linha de conversa entre Dilma e Lula mostrando avanços no País. E finalizou com música para Dilma. "Meu povo ganhou uma mãe que tem coração que vai do Oiapoque ao Chui."
Já a candidata do PV, Marina Silva, só pareceu nos últimos dez segundos de seu um minuto e 23 segundos. Grande parte do tempo foi ocupado por imagens de catástrofes naturais e a narrativa da verde fazendo discurso de desenvolvimento sustentável. "Precisamos parar ciclo de destruição. É possível desenvolver sem destruir."
Plínio de Arruda Sampaio (Psol) aproveitou seu um minuto e um segundo para mostrar biografia por meio de fotos. Os demais pleiteantes com 55 segundos cada tiveram que fazer malabarismo. Rui Costa Pimenta (PCO) classificou a eleição atual como de "cartas marcadas para capitalistas como Dilma e Serra." Zé Maria (PSTU) pediu ajuda para "furar bloqueio do pouco tempo na TV." Na propaganda de José Maria Eymael (PSDC) o grande destaque foi seu tradicional jingle. Levy Fidelix (PRTB) disse que será "voz da população" e Ivan Pinheiro (PCB) que "o Brasil só mudará com revolução."
Nos 25 minutos para os candidatos a deputados federais figuras curiosas como o humorista Tiririca (PR) roubaram a a cena. "Vote no Tiririca. Pior que tá não fica. Na realidade, o que faz um deputado federal eu não sei, mas vote em mim que te conto."
Candidatos focam temas diferentes no 1º dia de propaganda na TVO início da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio mostrou o foco dos principais candidatos à Presidência nesta eleição e como o departamento de marketing das campanhas vai trabalhar a imagem dos concorrentes, bastante modificada para atrair o eleitor.
Enquanto a campanha de Dilma Rousseff (PT) focou na história de vida da candidata e na relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a de José Serra (PSDB) tentou colar no tucano a imagem de humilde e experiente.
Já Marina Silva (PV) se apresentou como terceira via e praticamente abdicou do pouco tempo de propaganda para tratar, ao invés da imagem pessoal, dos problemas ambientais do planeta, regionalizados para o Brasil.
A verde só apareceu no fim do comercial, se apresentando como candidata, mas sem pedir votos ou falar de propostas - o que gerou comentários na internet de que o vídeo parecia mais um documentário do que propaganda eleitoral.
Para o professor de Marketing da UNIP (Universidade Paulista), Joaquim Ribeiro, Marina não se "vestiu para a campanha". "Ela não parece preparada para o cargo. Se ela adotasse um corte de cabelo elegante, se ficasse mais alinhada, ia chamar atenção. Mas ela está arrumada do mesmo jeito que ia trabalhar", avalia.
Na opinião de Ribeiro, o contrário ocorre com a postulante do PT. "A Dilma mudou o visual. Colocou um terninho, ao invés das blusinhas. Isso mostra para o eleitor que ela veio decidida e está preparada para assumir o cargo", afirma.
A propaganda da petista a apresentou como a candidata do presidente Lula, o que, segundo especialistas, deve aumentar ainda mais os votos da ex-ministra, que aparece em 1º lugar isolada nas pesquisas.
Por outro lado, Serra tentou descolar a imagem de "elitista". Falou da origem humilde, do pai entregador de frutas e mostrou ações de seus governos nas áreas de Saúde e Educação. No fim, o jingle da campanha: "Quando o Lula sair, é o Zé que eu quero lá".
"A imagem de que ele vai continuar o governo Lula não parece sincera", opina Ribeiro. Para o professor de marketing, o tucano já está relacionado com a oposição ao petista e demorou para adotar esta tática. "Agora não vai mais pegar. Principalmente porque o Lula aparece na propaganda da Dilma dizendo que ela é a candidata dele", ressalta.
Para Walter Kaltenbach, diretor da Master Mind, empresa especializada em marketing pessoal, Serra e Dilma treinaram para ficar simpáticos. "Ambos são agressivos, o que atraía rejeição dos eleitores. Por isso, foram preparados para parecerem agradáveis e conciliadores", pontua. Segundo Kaltenbach, essa postura deve permanecer após a eleição se eles quiserem governar bem. (Raphael Di Cunto)
Fonte: Diário do Grande ABC

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Marina Silva critica falta de investimento em saneamento

Sérgio Roxo
SÃO PAULO - Ao visitar no final da manhã desta terça-feira uma favela localizada em área de proteção de manancial na divisa das cidades de São Paulo e Diadema, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, criticou a falta de políticas públicas no país voltadas para o saneamento. A presidenciável caminhou pelas ruas da Favela Jardim Mata Virgem, que tem esgoto correndo a céu aberto. ( Leia também: No rádio, campanhas de Serra e Dilma prometem 'seguir em frente'; Marina prefere discurso ambiental )
" Isso só tem um nome: falta de políticas públicas para atender essas comunidades "
- Aqui no Brasil infelizmente ainda temos 80% da população sem acesso a esgoto tratado. A mesma coisa que eu vi na Favela do Coque, em Pernambuco, que é um estado pobre, eu vejo no estado mais rico da federação. Isso só tem um nome: falta de políticas públicas para atender essas comunidades e para atender a proteção necessária ao meio ambiente.
Um dos seus principais adversários na disputa eleitoral, o tucano José Serra, governou o estado de São Paulo até março deste ano.
Ao ser perguntada se as famílias deveriam ser retiradas do local ou se a favela teria que ser urbanizada, Marina disse que é necessário fazer um estudo para saber qual a melhor solução.
" A população merece um lugar digno e as nascentes e mananciais devem ser protegido "
- É fundamental que tenha uma avaliação. A população merece um lugar digno e as nascentes e mananciais devem ser protegidos. A gente não pode negligenciar uma coisa em detrimento da outra. As duas coisas têm que se igualmente tratadas como prioridade.
A candidata citou também risco de colapso no abastecimento de água em São Paulo por causa da ocupação irregular de regiões de proteção de manancial. Também defendeu a necessidade investimento de R$ 20 bilhões por ano em uma década para solucionar a questão do saneamento no país.
Durante a visita, Marina foi abordada pelo morador Jorge Luiz Ferreira da Silva, de 47 anos, que mostrou para a presidenciável os locais em que o esgoto ameaça moradias da favela.
- Todos querem ganhar voto. Só somos lembrados em tempo de eleição - afirmou.
Marina disse que a sua visita ao local não era apenas política e tinha o objetivo de destacar o problema da falta de saneamento.
Fonte: O GLOBO

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Guilherme Leal começa a desenvolver agenda paralela à de Marina Silva

Roldão Arruda
O empresário Guilherme Leal, candidato a vice na chapa da presidenciável, Marina Silva, do PV, não para de tomar iniciativas para ajudá-la. Depois de se esforçar para sempre aparecer ao lado da candidata nos eventos públicos, agora começa a desenvolver uma agenda própria. Hoje, em Belo Horizonte, fez uma palestra para empresários sobre o valor do empreendedorismo e participou de um almoço com representantes da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas. Enquanto isso, em São Paulo, Marina visitava a Bienal do Livro.
Levando em conta a história do empresário, sempre avesso a palestras e eventos públicos, pode-se dizer que, no entusiasmo da candidatura verde, está superando seus limites. Ele já doou R$ 1 milhão para a campanha e atualmente se dedica sobretudo e passar o chapéu entre os maiores empresários do País, pedindo doações para o PV.
Marina retribui generosamente: são raros os discursos e pronunciamentos em que não faz elogiosas referências ao vice.
Fonte: O ESTADÃO

domingo, 15 de agosto de 2010

Marina Silva discursa para 7 mil evangélicos em Manaus


LIEGE ALBUQUERQUE - Agência Estado
Cerca de 7 mil pessoas oraram na manhã de hoje (15) pela vitória da candidata do PV à presidência, Marina Silva, num templo da Igreja da Restauração, fundada em Manaus em 1992 e que já elegeu vereadores e deputados estaduais.

A candidata fez um discurso de 35 minutos, entremeado de citações bíblicas, enaltecendo o papel da mulher na sociedade. No final pediu que orassem por ela. "Quero pedir a todos para orarem por mim, para que Deus me capacite para essa missão e abençoe nosso País com o que for melhor", disse.
A candidata, que fez campanha nos últimos dois dias em Manaus, chorou na tarde de ontem (14), na inauguração de um dos comitês voluntários na periferia da cidade, ao reencontrar uma antiga vizinha, do período em que morou na capital amazonense. "Era na casa da senhora que a gente guardava as coisas na geladeira, porque não tínhamos. E a senhora ajudou minha mãe a encontrar um emprego", contou, chorando ao relembrar da mãe, já falecida.

No final da tarde de sábado, aproximadamente 200 pessoas lotaram uma livraria em Manaus para pedir autógrafo da candidata, biografada no livro da jornalista Marília de Camargo César, "Marina, a Vida por uma Causa". No lançamento, o poeta Thiago de Mello anunciou seu voto. "Por onde ela for, estou com ela, que me atrai com coerência num tempo onde o que falta é exatamente isso", afirmou o poeta.

Na manhã de domingo, antes de ir ao templo, a candidata passeou por uma das mais populares feiras de artesanato da capital. Foi aplaudida, abraçada e ganhou muitos presentes. "Esse é meu fraco", disse numa banca de colares com pedras e madeiras da região. Ganhou cinco, em bancas diferentes. Ao falar na igreja depois da visita à feira, usou um dos colares, de jarina e casca de pupunha escovada.

No início da tarde, a candidata viajou para São Paulo num jato fretado. Amanhã, à noite, ela fará campanha na capital paulista em um encontro com lideranças da comunidade judaica.

Fonte:O ESTADÃO

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Semana das Mulheres no Poder


Sexta, 13 de Agosto de 2010

TSE determina cumprimento de cotas
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta quinta-feira, 12/08, que todos os partidos vão ter que cumprir os percentuais de no mínimo 30% e no máximo 70% para candidaturas de cada sexo, segundo exige a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).
O caso que abriu o precedente para o cumprimento da lei foi um julgado ontem. O TSE determinou que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) aplique as cotas em relação a quantidade de candidatos homens e mulheres ao cargo de deputado estadual pelo Pará. Para as 62 vagas ao cargo, o PDT apresentou 29 candidatos, sendo 22 homens e sete mulheres. O partido tem duas opções para atingir o percentual mínimo de 30% de candidatas: retira da lista dois candidatos do sexo masculino ou acrescentar outras duas mulheres.
Votaram a favor do recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), além de Dias Toffoli e do relator do processo, ministro Arnaldo Versiani, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, e os ministros Aldir Passarinho Junior, Hamilton Carvalhido e Marcelo Ribeiro. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que a decisão tomada pelo Tribunal vai ao encontro dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil que tratam da redução das desigualdades sociais e da promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. “No tocante à mulher, a decisão está em harmonia com esses princípios expressos na Carta Magna”.
A decisão é positiva. Partidos ou coligações que disputam as eleições proporcionais e não preencheram a proporção máxima de 70% das vagas para um sexo e mínima de 30% para outro deverão apresentar justificativas para a Justiça Eleitoral, sob risco de impugnação.
Nova ministra
Tomou posso esta semana a nova ministra do Superior Tribunal de Justiça. Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues é desembargadora federal desde 2001. Graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília, em 1985, onde também concluiu o mestrado em Direito e Estado em 1988. Atuou como advogada perante os tribunais superiores, da Justiça Federal, do Trabalho e do Distrito Federal, foi curadora especial em sentenças estrangeiras e procuradora da República de 2ª Categoria, sendo promovida ao cargo de procuradora Regional da República em 1996, passando a oficiar perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região e designada procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região. A mais nova ministra do STJ afirmou que considera uma honra passar a integrar o Tribunal. “A missão constitucional do STJ é relevante, porque uniformiza a interpretação do direito ordinário federal num país marcado por muitas desigualdades e com características peculiares a cada região”. Dos 30 ministros ativos, cinco são mulheres.
Suprema Corte dos EUA
Elena Kagan prestou juramento e já é a nova integrante da Suprema Corte dos Estados Unidos. Indicada pelo presidente Barack Obama, ela é a quarta mulher a ocupar cargo na instância máxima da magistratura norte-americana. Kagan já pode julgar apelos de emergência e rever casos, mas o início formal de suas atribuições é apenas em 1º de outubro. Pela primeira vez na história do país, a Suprema Corte tem um terço de mulheres. Além de Elena Kagan, a instituição conta com as juízas Ruth Bader Ginsburg e Sonia Sotomayor, a primeira candidata indicada por Barack Obama e a primeira latina no Supremo. Sandra Day O'Connor, aposentada, foi confirmada como a primeira mulher na história do Supremo em 1981, onde permaneceu até janeiro de 2006.
Conciliação Colômbia x Venezuela
O novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assumiu o poder no país e contou com o importante trabalho de sua ministra das Relações Exteriores para dialogar com a Venezuela, depois da crise diplomática vivida entre os dois países. María Ángela Holguín Cuéllar é ex-embaixadora colombiana na Organização das Nações Unidas (ONU) e ex-embaixadora na Venezuela e assumiu o cargo com a prioridade de resolver a questão com Caracas. A nova ministra também foi bem sucedida na tentativa de reaproximação com o Equador. Convidou o presidente Rafael Correa para a posse de Santos, e este compareceu, num gesto entendido como de boa vontade política para o diálogo com a Colômbia, pois os dois países também enfrentam problemas diplomáticos. Entre os 13 ministros do novo governo, quatro são mulheres, 30%. Além de María Ángela como ministra das Relações Exteriores, as demais ministras são: María Fernanda Campo Saavedra, ministra da Educação; Beatriz Uribe Botero, ministra de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial; e Mariana Garcés Córdoba, ministra de Cultura. Entre secretárias(os) e conselheiras(os), mais dois nomes femininos: Cristina Pardo Schlesinger, secretária Jurídica da Presidência, e Catalina Crane Arango, Alta Conselheira Presidencial para a Gestão Pública.



María Ángela Holguín Cuéllar – nova ministra das Relações Exteriores da Colômbia. Foto: Reprodução da página oficial da Presidência da República da Colômbia - http:/
/wsp.presidencia.gov.co

Seminário
Acontece na próxima terça-feira, 17/08, em Recife, o Seminário “A utilização das Redes Sociais e TIC’s na defesa dos Direitos Humanos”. Em pauta estará a violência contra a mulher nos meios de comunicação e nas novas redes sociais de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). O seminário está aberto ao público e é voltado para profissionais de comunicação, blogueiros/as, radialistas, estudantes, comunicadores populares e movimentos sociais que usam as redes sociais como suporte para seu trabalho cotidiano. A realização é do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) em parceria com a Rede Mulher de Educação. O evento será na Universidade Católica de Pernambuco, sala 510, bloco A, às 14h30.
Eleições 2010
Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulga lista inicial de candidatas(os) que já aderiram à campanha “Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania”. Já integraram a campanha 50 candidatas(os) a cargos que vão desde presidente da república até deputado estadual. A iniciativa visa identificar candidatas(os) que assumem abertamente o compromisso com a promoção da cidadania de pessoas LGBT e poderão fazer a diferença para estes segmentos da população no Legislativo e no Executivo no período de 2011 a 2014.
Encontro nacional de parteiras
Brasília sediou esta semana o “Encontro Nacional de Parteiras Tradicionais”. Entre as reivindicações está a intenção de incluir o parto domiciliar assistido por parteiras no Sistema Único de Saúde (SUS). Promovido pelo Grupo Curumim (PE) e Fundo Nacional de Saúde, com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a mobilização também faz lembrar que as parteiras não são reconhecidas como profissionais da saúde, não recebem material, cursos ou remuneração. Por isso o encontro discute a garantia de direitos das parteiras, além do apoio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Seguro-desemprego para artistas
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) apresentou esta semana projeto de lei (PLS 211/10) que prevê a concessão de seguro-desemprego de forma diferenciada para artistas, músicos e técnicos de espetáculos. A proposta da senadora é que eles recebam as parcelas do seguro-desemprego mesmo que tenham trabalhado com carteira assinada por apenas um mês nos 12 meses anteriores, por considerar que eles enfrentam relações trabalhistas precárias. "A precariedade das relações trabalhistas artísticas torna praticamente impossível que os artistas consigam cumprir as condições impostas aos demais trabalhadores para obtenção do seguro-desemprego", afirmou Marisa Serrano à Agência Senado. O projeto foi encaminhado ao exame da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde aguarda a apresentação de emendas dos senadores antes de sua discussão e votação.
Mulheres idosas
Pernambuco sediou esta semana o I Fórum Nacional da Mulher Idosa. O evento discutiu "O papel da mulher idosa na sociedade contemporânea". Uma das propostas desta primeira edição do Fórum foi criar um espaço de debate, exposição e construção de políticas públicas voltadas para a atuação participativa da mulher idosa na sociedade contemporânea. Com realização bianual, o evento pretende ser um termômetro para avaliação de resultados de propostas apresentadas e também para adequação de novas proposições.
Mulheres do campo e da floresta
Assinado no último dia 10/08, terça-feira, pela ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Portaria nº 85 que institui as Diretrizes para as Mulheres do Campo e da Floresta. Essas diretrizes têm por base os princípios estabelecidos no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O documento comporta o desenvolvimento de políticas voltadas para a prevenção, enfrentamento, assistência e garantias do direito das mulheres do campo e da floresta. Serão realizadas ações conjuntas entre diversos setores envolvidos com a questão de gênero (governo e sociedade), principalmente nas áreas de saúde, segurança pública, acesso à justiça, educação, assistência social entre outros. Nilcéa afirmou que “é preciso que as mulheres sejam protagonistas do processo de desenvolvimento, referenciado na sustentabilidade de forma planejada, para que tenhamos um mundo sem opressão, sem violência e com mais igualdade”.
Acesse aqui a Portaria.
ONU Mulheres
O governo brasileiro anunciou a candidatura da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, para o comando da ONU Mulheres, nova entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, que deve começar os trabalhos em 2011. A partir deste anúncio, a ministra brasileira é indicada a ocupar o posto de subsecretária-geral da ONU Mulheres, cargo que será escolhido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em setembro. Em comunicado de imprensa na quinta-feira, dia 12/08, a Rede Feminista de Saúde, articulação nacional do movimento de mulheres e de feministas, encaminhou mensagem ao Ministério das Relações Exteriores, manifestando apoio ao nome da ministra Nilcéa Freire para a direção do novo organismo das Nações Unidas, assim como o pedido de envio desta comunicação ao secretário-geral das Nações Unidas. A indicação da ministra é resultado da consulta feita pela Rede a suas filiadas e organizações parceiras de todos os estados brasileiros.
Ffonte: Site www.maismulheresnopoderbrasil.com.br

MOVIMENTO MARINA SILVA



Plataforma das Juventudes para Marina Silva
Hoje será lançada em Belo Horizonte a Plataforma das Juventudes para Marina Silva, aproveitando as comemorações do Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto. Marina foi a primeira candidata a assumir seu compromisso com os jovens, assinando o Pacto pela Juventude do Conjuve (Conselho Nacional da Juventude). Aproveite para participar hoje, às 19h, da conversa sobre as propostas para juventude na TVMovMarina.
Manifesto de ambientalitas e socioambientalistas em apoio a Marina
Ambientalistas e socioambientalistas de diversas partes do Brasil lançaram, essa semana, um manifesto em apoio à candidatura de Marina Silva para presidência. O documento afirma que Marina é uma liderança estratégica, e que apresenta uma oportunidade histórica para o Brasil encontrar um caminho que reafirme o desenvolvimento de modo justo e sustentável, transformando o país na potência global do século XXI. Leia mais e assine o Manifesto aqui.
Campanha de Marina tem maior arrecadação de pessoas físicas
A campanha de Marina é a que mais recebeu doações de pessoas físicas entre os três principais candidatos à presidência. De acordo com a prestação de contas enviada ao TSE, as doações de pessoas físicas representam 93,5% do total de doações. Ari Pinotti, de 11 anos, é um exemplo da força dessas doações: neto do ex-deputado José Aristodemo Pinoti (DEM), o menino havia abordado Marina em um aeroporto, no início do ano, para entregar uma nota de R$20 como contribuição à campanha. Como não pode fazer a doação naquela época, fora do período oficial de campanha, Ari aproveitou o sistema de arrecadação online e, nesta segunda-feira, fez sua doação usando o cartão de crédito de seu pai. Você também pode fazer a diferença!



Visite MOVIMENTO MARINA SILVA em: http://www.movmarina.com.br/?xg_source=msg_mes_network

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Eleições 2010voltar para a capa

José Meirelles Passos

RIO - Um novo "Plano de Desenvolvimento Nacional", preparado pelo Fórum Nacional e pela Cúpula Empresarial, foi entregue nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro aos quatro candidatos presidenciais, propondo medidas que visam a transformar o Brasil em país desenvolvido nas próximas duas ou três décadas.

O ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, que preside o Fórum, disse que chegar a tal ponto é necessário uma grande transformação, inclusive de mentalidade. Para ele, o Brasil tem caminhado muito bem "mas está se contentando com pouco".

- Quando temos crescimento de 5% ao ano, achamos muito bom... - afirmou.

Apenas dois candidatos compareceram: Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). Dilma Rouseff (PT) foi representada pelo seu companheiro de chapa, Michel Temer (PMDB). Ausente, José Serra (PSDB) não enviou ninguém em seu lugar.

Marina elogiou a iniciativa de Reis Velloso e do grande grupo de líderes de grandes empresas brasileiras, mas lembrou que para o país deslanchar será preciso vencer o analfabetismo que, segundo disse, ainda atinge 15 milhões de brasileiros. Além disso, ela disse que é preciso que o desenvolvimento se dê de forma equilibrada:

- Tem que haver uma visão generosa: nenhuma resposta (aos problemas do país) será exclusiva. Tem que haver co-autoria, tem que haver um processo democrático. Temos de ter, também, um estado capaz de mobilizar o melhor da sociedade. As estruturas devem ser flexíveis, para que possam receber o melhor dos empresários, da academia, da política. Precisamos, ainda, sair do modelo de desenvolvimento predatório e entrar no desenvolvimento sustentável - afirmou a candidata presidencial.

Por sua vez, Plínio de Arruda Sampaio basicamente mencionou várias das plataformas de sua campanha eleitoral. E afirmou que, para o Brasil realmente se desenvolver, deveria se livrar do Senado - extinguindo-o.

- Com todo o respeito, senadores não servem para nada, a não ser manter as oligarquias, no estilo do Sarney - disse, referindo-se ao presidente do Senado, José Sarney.

Temer destacou que a maioria das idéias propostas agora pelo Fórum Nacional e pela Cúpula Empresarial já estava prevista na própria Constituição brasileira há décadas. O problema, disse ele, é que só recentemente a teoria vem se concretizando na prática.

- O Brasil formal e o Brasil real não coincidem. Mas este governo criou uma mobilidade social muito grande. Quem passa para as classes C e B passa a reivindicar. E esse é um avanço que tem feito coincidir o Brasil real com o formal - afirmou o candidato a vice-presidente da chapa de Dilma Rousseff.

Fonte: O GLOBO

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Apenas 22,9% das coligações cumprem a regra de ter pelo menos 30% de mulheres como candidatas

Alana Rizzo
Izabelle Torres

Os partidos políticos ignoraram a nova legislação eleitoral que obriga o registro de, no mínimo, 30% de candidaturas de cada sexo. A nova política de cotas foi uma vitória, seguida de ampla negociação da atual bancada feminina no Congresso, da sociedade civil e da Secretaria de Políticas para Mulheres. Entretanto, das 222 coligações partidárias que concorrem a uma vaga na Câmara dos Deputados, somente 51 (22,9%) cumpriram a regra. O levantamento feito pelo Correio com base nos registros por estado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que pelo menos 537 mulheres — mais que uma Câmara dos Deputados inteira (são 513 vagas) — ficaram de fora da disputa.Há casos, por exemplo, como Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Tocantins e Sergipe em que nenhuma das coligações apresentou número suficiente de mulheres. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, apenas quatro atingiram o percentual mínimo. Faltaram 116 mulheres para o cumprimento da cota. Em Minas, segundo maior eleitorado, apenas o PSTU atingiu a meta eleitoral.



Ayres Britto: %u201Cum dia chegaremos ao número ideal e poderemos comemorar%u201D


Para o ex-presidente do TSE ministro Carlos Ayres Britto, a falta de obediência à lei pelos partidos ainda não é um fato preocupante, apesar de triste. Segundo ele, apesar do número de candidatas estar longe do exigido, as legendas conseguiram aumentar a participação das mulheres ao longo dos anos. Em 2002, 490 mulheres candidataram-se ao cargo de deputada federal (11,4% do total). Em 2006, foram 737 (12,7%) e, este ano, 1.332 candidatas (representando 22,1% do total de candidatos).Processo lentoAyres Britto acredita que o cumprimento da regra que impôs o percentual de 30% será feito por um processo lento que envolve conscientização e apoio dos partidos. “Claro que lamentamos que esse número não tenha sido atingido mais uma vez. No entanto, acredito na consciência gradativa, no processo lento e contínuo. Creio que um dia chegaremos ao número ideal e poderemos comemorar”, disse. O assunto entrou na pauta do TSE ontem, mas não houve consenso sobre o tema e o ministro Dias Toffoli pediu vistas.Alguns tribunais estaduais, como o de São Paulo e de Minas, já definiram que não haverá punição para partidos que descumprirem a regra. O entendimento é de que as legendas não podem ser prejudicadas se não há mulheres interessadas nas vagas.Para o professor José Eustáquio Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas Ence/IBGE, autor de estudos sobre a participação das mulheres na política, esse argumento é falacioso e que representa uma tentativa de manter o deficit de representação de gênero. “Para que a disputa fique equilibrada e os eleitores tenham maior igualdade de oportunidade de escolha (de gênero) a solução é restringir o número de homens, pois, o que não é possível e nem justo é o TSE ignorar a mudança da lei e fazer uma interpretação que favorece ao tradicionalismo machista na política.”14.343 - Quantidade de pedidos de candidatura a deputado estadual registrados nos TREs até o fim da noite de ontem

Fonte: Correio Braziliense

terça-feira, 10 de agosto de 2010

"Dilma e Serra só podem repetir mais do mesmo", afirma Marina ao "Jornal Nacional".

Postado em 10/08/2010 por Equipe Marina Categoria(s): Geral
Marina Silva foi entrevistada nesta terça-feira (10) por William Bonner e Fátima Bernardes no “Jornal Nacional” durante 12 minutos. Leia abaixo as intervenções da candidata do PV.
RAZÃO DA CANDIDATURA
“Quero chamar atenção da sociedade brasileira para a relevância das coisas que a gente está vivendo hoje. Eu sempre penso da seguinte forma. Até 2014 qual será a temperatura da Terra? Até 2014 quantas crianças ainda continuarão sem ter a chance de chegar sequer até a 8ª série? Até 2014 quantas pessoas serão soterradas pelas enchentes por falta de cuidado? Até 2014 quantos produtos não perderemos em função da falta de infraestrutura? Quantas oportunidades nós não perderemos em função da falta de educação de qualidade?
A minha candidatura é para agora, porque o Brasil não pode esperar. Todas essas questões que eu coloquei agora são uma emergência para o cidadão que fica na fila horas e horas para fazer um exame, uma emergência para a mãe que quer dias melhores para o seu filho, porque já não agüenta mais a vida dura que tem. E uma emergência para o Brasil que tem imensas oportunidades de se desenvolver com justiça social, de melhorar a vida das pessoas.”
ALIANÇAS E FUTURA BASE DE SUSTENTAÇÃO
“Fico olhando para a ministra Dilma e para o governador Serra, eles já estão tão comprometidos com as alianças que fizeram que só podem repetir mais do mesmo. Do mesmo quando foi o governo do presidente Fernando Henrique, que ficou refém do fisiologismo dos democratas. E o presidente Lula, mesmo com toda a popularidade, acabou ficando refém do fisiologismo do PMDB.
Quero governar com os melhores. E já estou dizendo que é fundamental o diálogo entre o PT e o PSDB. Estou dizendo que eu quero governar com a ajuda deles. Então eu vou compor uma base de sustentação, já respaldada pela sociedade, com essa idéia de que nós temos que acabar com a situação pela situação e a oposição pela oposição, trabalhando a favor do Brasil. É assim que eu quero trabalhar. É isso que estou dizendo, e pode ter certeza, quem pode estabelecer o ponto de união entre essas forças que não conversam e que nos seus oito anos de situação e oposição se confrontaram, se chama Marina Silva. Existe muita gente boa em todos os partidos.”
QUADROS PARA GOVERNAR O BRASIL
“O PV tem alguns quadros, mas quem foi que disse que para governar você tem que governar apenas com os quadros do seu partido? O presidente Lula tentou governar inclusive com quadros do PSDB. O PSDB trouxe quadros da sociedade, da academia. E é por isso que, quando eu estava no Ministério do Meio Ambiente, eu peguei as melhores pessoas, que estavam na academia, que já estavam na gestão pública, que estavam dentro de ONGs, sim, mas as pessoas mais competentes. E quando eu precisei, toda vez que precisei de aprovar leis no Congresso, a Lei de Gestão de Florestas Públicas, por exemplo, fundamental para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, eu consegui aprovar os meus projetos com o apoio de todos os partidos. Conversando com todos os partidos. É isso que o Brasil precisa. O Brasil precisa de um olhar que coloque, em primeiro lugar, as necessidades dos brasileiros, da saúde, da educação, da segurança pública, da infraestrutura. O nosso país não pode mais esperar e perder tempo com essa briga que não nos leva a lugar nenhum.”
POR QUE FICOU NO GOVERNO APÓS O MENSALÃO
“Lamentavelmente todas as vezes que eu me pronunciava, eu não tinha ninguém para me dar audiência e potencializar minha voz. Dentro, fora do governo, publicamente, nas palestras que eu dava, sempre dizia que aquilo era condenável, que deveria ser investigado e que deveriam ser punidos todos os que praticaram irregularidades. E o que eu dizia sempre, é o seguinte. É que nem todos praticaram o erro. E eu não pratiquei. Conheço milhares de pessoas que não praticaram o mesmo erro. Dentro do PT tinha muita gente que combatia junto comigo. Agora, para combater contra a falta de prioridade para as questões ambientais, aí eu era uma minoria. E foi por isso que eu saí. Eu saí porque não encontrava o apoio necessário para as políticas de meio ambiente que façam esse encontro entre desenvolver e proteger as riquezas naturais.
Meu desconforto foi forte, mas eu sabia que eu estava combatendo por dentro. E que conseguiria ser vitoriosa. Primeiro porque eu não tinha praticado nenhuma irregularidade. Agora, para continuar lutando pelas ideias que eu defendia, eu achava que não tinha mais tempo. Porque é possível juntar as duas coisas. Existe uma ideia dentro do governo, dos demais partidos, na sociedade, de que meio ambiente e desenvolvimento são incompatíveis. Eu conheço muitas empresas que já estão fazendo da defesa do meio ambiente uma grande oportunidade para gerar empregos, para gerar melhoria de vida das pessoas, e posso te dizer uma coisa. Todas as vezes que as pessoas me dizem, ‘mas Marina, as pessoas não entendem isso que você está falando’, digo, elas entendem sim.
Eu permaneci no partido e fiquei igualmente indignada. Fiz o combate a minha vida inteira contra a corrupção. E acho que a corrupção é o pior câncer da sociedade. Ninguém pode se vangloriar de ser honesto. Para mim ser honesto é uma condição do indivíduo. Qualquer pessoa, onde quer que ela esteja, ela tem que ser uma pessoa honesta, seja como político, como professor, como dona de casa, como empregada doméstica, a pessoa tem que ser honesta. Agora, naquele momento que saíram pessoas do Partido dos Trabalhadores, eu permaneci para dar contribuição que achava que eu ainda poderia dar dentro do governo. Mas não por seu conivente. Agora, tem uma coisa que a gente precisa entender. Combater a corrupção é uma luta constante. Como a gente combate a corrupção? Com transparência, permitindo que as instituições funcionem, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, criando ferramentas de controle dentro do próprio governo. Não permitindo que as coisas primeiro se consolidem antes de você fazer o combate necessário. Você tem que identificar durante o processo e fechar a torneira da corrupção quando ela está acontecendo.”
LICENÇAS AMBIENTAIS“Tive de criar várias diretorias e coordenadorias. Só que, quando nós começamos a arrumar a casa, aumentou significativamente as licenças. No governo anterior havia uma média 145 licenças por ano. Na minha gestão foram 265 licenças por ano. Agora uma coisa posso te dizer. É possível aperfeiçoar o licenciamento? É possível aperfeiçoar. E com esse aperfeiçoamento você vai viabilizar, com mais agilidade, sem perda de qualidade, a infraestrutura, que hoje de fato está colapsando. Nós temos problemas com aeroportos, nós temos problemas em relação a estradas, nós temos problemas em relação à energia. Tudo isso pode ser oferecido para a sociedade compatibilizando algumas coisas. Meio ambiente, melhoria da vida das pessoas e desenvolvimento que o Brasil precisa.
Nós vamos trabalhar com sentido de urgência que esse país tem para sua infraestrutura, tanto em aeroporto como na questão da energia, das estradas, tudo que o Brasil precisa para se desenvolver. Vamos fazer isso, sem negligenciar os cuidados com o meio ambiente. Mas tendo a clareza de que o desenvolvimento desse país melhora a vida das pessoas. Sabe como melhora? Quando aquela família, que muitas vezes não tem como conseguir um emprego, começa a conseguir emprego. Quando aquela mãe, que não teve uma chance na vida, mulher pobre, ela sabe que se tiver uma escola melhor, o seu filho pode ter dias melhores. Eu sei que o significa ter educação, porque foi com educação que eu consegui entrar pela porta da frente do Brasil.”
POR QUE MERECE O VOTO DO ELEITOR
“Primeiro eu quero agradecer a Deus por estar aqui, porque eu sei que esse país é um país maravilhoso. Só num país como o Brasil, com democracia, é possível uma pessoa que nasceu lá na floresta amazônica, que foi analfabeta até os 16 anos, que teve que passar por várias dificuldades de saúde, pode chegar aqui na condição de se colocar como a primeira mulher, de origem humilde, a ser presidente da República. Esse Brasil já conseguiu restaurar sua democracia. Teve um sociólogo que fez as transformações econômicas, um operário que fez as transformações sociais e agora eu para fazer as grandes transformações na educação.”

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Marina nega preocupação com o adversário do PSOL

DAIENE CARDOSO - Agência Estado
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, negou hoje (9), no lançamento da sua biografia em São Paulo, que esteja preocupada com a possibilidade de seu adversário do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, atrair o voto dos seus eleitores. "O voto a gente não tira de ninguém", disse a candidata, ao ser questionada sobre o espaço que Plínio vem ganhando na mídia desde que participou do debate da TV Bandeirantes, no dia 5. No debate, Plínio se destacou pela espontaneidade e críticas bem-humoradas aos adversários, mas nenhuma pesquisa captou ainda se esse bom desempenho pode se refletir nas intenções de voto.
"A gente não tem de ter essa visão patrimonialista do eleitorado até porque o eleitor tem a liberdade de dar seu voto a quem ele acredita", afirmou Marina. Já o presidente do PV no Rio e um dos coordenadores da campanha de Marina, Alfredo Sirkis, admitiu que o candidato do PSOL se sobressaiu no debate e vem ganhando espaço na mídia, mas para ele, se Plínio crescer, será entre o eleitorado que votaria nulo. "Ele pode pegar o eleitor de protesto, o cara quer ver o circo pegar fogo", disse.
Sirkis reconheceu que houve falta de agressividade de Marina no debate, mas justificou que este não é o estilo dela. "(A falta de agressividade) não deveria ser um problema para o grau de maturidade da sociedade brasileira", analisou.
Amanhã, a candidata Marina Silva vai ao Rio de Janeiro, onde concede entrevista ao vivo ao Jornal Nacional, da Rede Globo.
A presidenciável esteve hoje no lançamento da biografia escrita pela jornalista Marília de Camargo César, "Marina - A vida por uma causa", em evento realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Participaram, entre outros, o cineasta Fernando Meirelles e o senador petista Eduardo Suplicy, além de integrantes da cúpula do PV. 
Fonte: O ESTADÃO

domingo, 8 de agosto de 2010

Movimento Mais Mulher é lançado com sucesso em Lucas do Rio Verde

Imprensa Mauro Mendes

Com um toque especial que é característico das mulheres, foi lançado em Lucas do Rio Verde na noite deste sábado (07.08) o Movimento Mais Mulher, que vai trabalhar em prol da candidatura de Mauro Mendes (PSB) ao governo de Mato Grosso. Mauro Mendes e seu vice na chapa, Otaviano Pivetta (PDT), receberam de suas mulheres, Virgínia Mendes e Marileide Ceolato, presentes simbolizando o Dia dos Pais, que é comemorado hoje (domingo 08.08). O ato mostra, acima de tudo, que os candidatos são pais de família e entraram nesse projeto de governo do estado para levar a outros tantos pais e filhos de Mato Grosso a mesma oportunidade que eles tiveram de trabalhar e progredir.
A esposa de Pivetta, Marileide, que encabeça o Movimento Mais Mulher em Lucas do Rio Verde, convocou todas as mulheres da cidade a fazer um "movimento formiguinha", unindo forças para levar ao governo de Mato Grosso um projeto novo, que mude a cara do estado de proporcione melhores condições de vida aos cidadãos. "Estamos com muita força de vontade. Esse é sonho dos nossos maridos, poder fazer uma boa administração em Mato Grosso, então, estamos nessa luta. E precisamos unir forças. Queremos um pedacinho de Lucas nas nossas cidades de Mato Grosso", disse Marileide, lembrando que Lucas do Rio Verde, que já foi comandada por Otaviano Pivetta, é um exemplo hoje, tendo um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.
Marileide frisou também que Mauro Mendes é jovem, empreendedor e tem força de vontade. Por isso, a mulher, que é a estrutura da família, precisa abraçar essa campanha. "Agradecemos a todas as famílias que nos acolheram em Lucas do Rio Verde e pedimos que transmitam nossa mensagem, sejam voluntários, vamos trabalhar por um Mato Grosso Melhor".
O candidato a governador pela coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, Mauro Mendes, reafirmou em Lucas do Rio Verde que quer ser governador do estado para gerar oportunidades de emprego e renda, principalmente para os jovens, da mesma forma que ele teve oportunidade quando chegou em Mato Grosso. "Entrei na vida pública porque acredito que quem venceu na vida não pode virar as costas para as pessoas que ainda têm problemas de sobrevivência. Vou trabalhar para que milhaeres de pessoas tenham a mesma oportunidade que tive. Sei que o estado pode fazer mais pelos nossos filhos".
Mauro contou que nos últimos quatro meses já percorreu em torno de 80 municípios em todas as regiões do estado. "Conheci várias regiões, cidades perdidas no tempo, que não têm asfalto, contam com escolas precárias. Vocês, em Lucas, são o maior exemplo do que uma boa administração e correta aplicação do dinheiro público podem fazer. Otaviano administrou bem e teve a competência de escolher um bom vice. Hoje, vocês têm a melhor cidade para se viver em Mato Grosso. É o melhor IDH, um exemplo de que quando se aplica bem o dinheiro público, quando se trabalha com seriedade, cria-se melhores condições de vida pra o cidadão".
O candidato também deixou claro que não pretende trabalhar sozinho. Ele quer seu vice, Pivetta, participando ativamente do governo. "Acredito que com nossa experiência de administrador, vamos sim melhorar a vida das pessoas nesse estado. Vamos trabalhar muito nos próximos quatro anos. Quem nos conhece sabe que somos determinados e será assim que vamos fazer para mudar a atual realidade de Mato Grosso, aplicando bem o dinheiro publico, fazendo com que cada centavo chegue onde tem que chegar".
Em Lucas, Mauro Mendes também deixou uma mensagem aos pais, em comemoração ao seu dia. Ele desejou um feliz Dia dos Pais e frisou que como um pai sempre quer o melhor para os filhos, ele também quer dar o melhor de si para o estado.
Otaviano Pivetta, candidato a vice na coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, declarou que decidiu assumir essa candidatura porque assiste de perto o atual governo e sabe que ele está "caindo aos pedaços". "Conheci a história de Mauro, comecei a conversar com ele e vi que ele reunia todas as condições de ser nosso futuro governador".






sábado, 7 de agosto de 2010

Marina Silva mostra estúdio onde grava seus programas em São Paulo

Agência Brasil
Publicação: 07/08/2010 15:38
A candidata à Presidência da República pelo Partido Verde (PV), Marina Silva, abriu neste sábado (7/8) aos jornalistas o estúdio onde grava os programas de campanha, em seu escritório na capital paulista.Marina grava, durante todo o dia, parte dos 19 programas temáticos Salas de Marina, que devem ser exibidos na internet até o fim da campanha. As gravações já ocorrem há três semanas. Segundo ela, os programas estão sendo elaborados para mostrar o programa de governo e a participação de diferentes segmentos da sociedade.“Temos na coordenação desse processo as melhores cabeças na área de educação, segurança, saúde e os diferentes setores. Esse esforço é coletivo e busca dar foco em uma visão de governo que tenta mobilizar o melhor da sociedade brasileira para os grandes desafios que temos. O Brasil já acumulou grandes conquistas que temos que celebrar, mas isso não é motivo para nos acomodarmos nem para sermos complacentes. Por isso, temos trabalhado de forma empenhada para que tenhamos as melhores propostas”.Marina Silva ressaltou que seus programas não são apenas produções, mas têm esforço, elaboração, para que o que apareça no tempo disponível (um minuto e meio) tenha algo consistente a ser mostrado. De acordo com a candidata, nos 6% de tempo do horário disponível na televisão para os outros candidatos, ela pretende atacar as questões mais relevantes para o país. “São as que já estamos tratando agora - educação de qualidade, segurança pública, cuidado com o meio ambiente, saúde. É com esse olhar que vamos nos comunicar e obviamente que a outra parte será uma grande surpresa”.A candidata comentou ainda os resultados da pesquisa Ibope que a colocam com 8% da preferência de votos, atrás dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), e disse que este é só o começo. “E o começo está muito bom. Tivemos o primeiro debate, os programas de televisão vão começar agora”. Ela disse estar acostumada com pouco tempo para falar na televisão e acredita que o veículo ajuda a definir votos, mas não é o único instrumento.“Os debates serão importantes, a cobertura da imprensa no cotidiano e a interação que nós fazemos por meio da internet, no dia a dia, no corpo a corpo. Os comícios já não têm mais o mesmo papel que tinham antes, mas ainda têm sua importância, principalmente para os partidos mais tradicionais”.
Fonte: Correio Braziliense

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Semana das Mulheres no Poder


Sexta, 06 de Agosto de 2010

Conselho Nacional de Justiça


O Plenário do Senado aprovou esta semana a indicação da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Será a primeira vez que uma mulher irá exercer o cargo de corregedora do CNJ, segundo a Agência Senado. O CNJ foi criado em 2004 com o objetivo de aperfeiçoar o serviço público de prestação da Justiça, ao exercer controle sobre a atuação dos juízes. Eliana Calmon também foi a primeira juíza de carreira a chegar a um tribunal superior, sendo nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1999, para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Licença maternidade de seis meses


Aprovado também pelo Senado o aumento do período de licença maternidade de quatro para seis meses. A mudança, prevista em proposta de emenda à Constituição (PEC 64/07) apresentada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), foi aprovada em segundo turno por todos os senadores presentes na sessão no dia 03/08. A proposta altera a redação do inciso XVIII do artigo 7º da Constituição, que estende a todas as trabalhadoras o benefício que havia sido concedido pela Lei 11.770/08 às funcionárias das empresas que aderissem ao Programa Empresa Cidadã. A lei citada, originada de projeto da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), garante benefícios fiscais às empresas que aderissem ao programa. A proposta agora segue para exame da Câmara dos Deputados.


Novas Conselheiras


As novas integrantes do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM) foram empossadas esta semana pela ministra da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) e presidenta do Conselho, Nilcéa Freire. São 40 mulheres de 21 entidades que serão conselheiras para o triênio 2010/2013.
Acesse aqui a relação de conselheiras do CNDM


Inscrições abertas


Estão abertas até o próximo dia 10/08, terça-feira, as inscrições para o Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres. O encontro será realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) no dia 31/08, em Brasília. Estará na pauta das discussões a institucionalização e a organização do Fórum para o seu funcionamento. Podem participar gestoras municipais e estaduais de políticas para as mulheres. As inscrições estão abertas até o dia 10/08 e serão feitas através do preenchimento e envio da ficha de inscrição para o e-mail leila.portella@spmulheres.gov.br
Acesse a ficha de inscrição e o documento de orientações para participação no Encontro


Eleitoras nordestinas


Segundo a última pesquisa Datafolha, as eleitoras nordestinas são as que estão mais indecisas em relação à eleição presidencial de outubro. 19% delas dizem não ter decidido por um nome, enquanto este percentual é de 11% entre as eleitoras das regiões Sul e Sudeste. O índice é ainda maior quando se faz o recorde de eleitores com nível fundamental de ensino. Neste caso, 26% delas e 11% do eleitorado masculino ainda não se decidiram no Nordeste.


Mulher Afro-latinoamericana e Afro-caribenha


Brasília comemora o Dia Internacional da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha entre os dias 12 a 15/08. No período, acontece o “Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha – Latinidades 2010”, cujo objetivo é consolidar na cidade o Dia Internacional da Mulher Afro-Latinocaribenha, celebrado em 25 de julho, como marco da luta e resistência da mulher negra. O tema é o Censo 2010 e o slogan é “Não deixe sua cor passar em branco”, o festival traz seminários sobre a importância da auto-declaração para a promoção de políticas públicas para as mulheres negras. O evento é uma ação afirmativa por empoderamento e melhores condições para as mulheres negras da América Latina e Caribe. Estão previstas apresentações culturais e shows. As atividades se concentram no Museu Nacional, e o “Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha – Latinidades 2010” será promovido pela Griô Produções em parceria com o Fórum de Mulheres Negras do Distrito Federal, Universidade de Brasília, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e com apoio do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) Brasil e Cone Sul, por meio do Programa Regional Gênero, Raça, Etnia e Pobreza.


Produtoras rurais


Aumentou o número de mulheres que dirigem propriedades rurais no Brasil. Os dados são de pesquisa sobre hábitos do produtor rural no país, realizada entre agosto e novembro de 2009 com 2450 produtores de 230 municípios em 14 estados brasileiros. As mulheres chefiam 7% das propriedades rurais e, há 20 anos, eram apenas 1%.


Microcrédito


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desembolsou um empréstimo consorciado de US$ 45 milhões (aproximadamente R$ 81) destinado ao Mibanco-Banco de la Microempresa S.A, do Peru, cujo objetivo é aumentar sua capacidade de empréstimo para mulheres microempresárias peruanas. O banco obteve acesso a financiamento de médio prazo em moeda local para financiar um ambicioso e novo programa de crédito voltado a mulheres empresárias, o Crecer Mi Negocio, que financiará empréstimos de médio prazo em valores que vão de alguns poucos dólares a até US$ 3 mil (R$ 5,4 mil) para o financiamento de melhorias em negócios já existentes.


Feminismo Islâmico


A Junta Islâmica Catalana e a União de Mulheres Muçulmanas da Espanha convocam o IV Congresso Internacional de Feminismo Islâmico que será realizado 22 e 24/10 em Madri. O encontro já é reconhecido como uma referência mundial do movimento de mulheres muçulmanas em prol de seus direitos. Entre os objetivos do congresso estão: aprofundar o conhecimento sobre o emergente movimento de mulheres muçulmanas em busca de igualdade de gênero, tanto teórico como prático; analisar as estratégias empreendidas pelas feministas muçulmanas para fazer frente a novas situações de opressão derivadas da globalização; analisar a dimensão espiritual do feminismo islâmico e sua relação com o sufismo; e contribuir para a consolidação do feminismo islâmico como um movimento transnacional mediante a criação de redes de organizações que trabalham no campo dos direitos das mulheres no âmbito islâmico.
Confira o site: http://www.feminismoislamico.org/


Consenso de Brasília e Revista do Observatório de Gênero


Confira no site http://www.maismulheresnopoderbrasil.com.br//, na seção de “Estudos e Pesquisas”, o “Consenso de Brasília”, documento elaborado após as discussões da XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, realizada entre 13 e 16/07 na capital federal. Entre as ações acordadas para enfrentar os desafios à promoção da autonomia das mulheres e da igualdade de gênero estão: conquistar maior autonomia econômica e igualdade na esfera do trabalho; fortalecer a cidadania das mulheres; e ampliar a participação das mulheres nos processos de tomada de decisões e nas esferas de poder.
Também na seção de “Estudos e Pesquisas”, está disponível a edição especial da “Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero”, cujo tema é: Autonomia Econômica, Empoderamento e Inserção das Mulheres no Mercado de Trabalho. A publicação foi lançada durante a XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe e é bilíngue, fortalecendo o papel do Observatório como produtor e disseminador de informações sobre a mulher brasileira, latino-americana e caribenha, ampliando o acesso das comunidades de fala hispânica a esse conteúdo e estreitando laços com organizações feministas e de mulheres de todo o continente. A Revista do Observatório traz sete artigos e duas entrevistas, com a boliviana Sonia Montaño, diretora da Divisão de Assuntos de Gênero da CEPAL, e com a economista brasileira Maria da Conceição Tavares.


Consenso de BrasíliaAutoria: XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do CaribeLer arquivo
Fonte: Site www.maismulheresnopoderbrasil.com.br

Marina Silva assina 'Pacto pela Juventude' em São Paulo

Foto: Cacá Meirelles/Divulgação
Da Redação
brasil@eband.com.br
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, e o vice da sua coligação, Guilherme Leal, assinaram nesta sexta-feira, em São Paulo, documento denominado “Pacto pela Juventude”, que pretende garantir políticas públicas eficazes para os jovens brasileiros.O texto, proposto pelo Conjuve (Conselho Nacional de Juventude), consiste em um conjunto de medidas e compromissos propostos a governantes, legisladores e candidatos.“Todos pontos aqui colocados [no documento] dizem respeito a uma demanda legítima do jovem brasileiro”, afirmou, acrescentando que planeja colocar em prática, se eleita, “políticas integradas para a juventude”.Durante o evento, a senadora citou dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para afirmar que mais de 60% dos jovens trabalham no mercado informal e que, destes, “os que têm mais prejuízo são as mulheres jovens".A candidata ressaltou que a Secretaria Nacional da Juventude deve ter “um papel integrador”, promovendo iniciativas para beneficiar os jovens. Já o empresário Guilherme Leal afirmou que a preocupação com a juventude deve ser “uma das questões centrais da sociedade brasileira”, pois trata-se de uma faixa etária em que está “o potencial de transformação da sociedade brasileira”.

Redator: Rodolfo Albiero

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Comitê de Marina oferecerá ajuda financeira a Gabeira

DAIENE CARDOSO - Agência Estado
O comitê de campanha da candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva (PV), informou hoje que se reunirá amanhã com tesoureiros do candidato do partido ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, para definir os recursos que serão repassados ao candidato. Gabeira esteve ontem em São Paulo pedindo apoio financeiro ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra.
O coordenador da campanha de Marina, João Paulo Capobianco, negou que o pedido de Gabeira a Serra tenha sido inoportuno. Para Capobianco, como existe uma aliança entre PSDB e PV no Rio, é natural que os partidos se ajudem no âmbito estadual. A contribuição dos tucanos já era prevista, afirmou Capobianco. "Dentro de uma aliança, pressupõe-se uma colaboração para a campanha. E o vice do Gabeira é do PSDB", justificou o coordenador.
Capobianco argumentou que a ajuda financeira a Gabeira só será disponibilizada agora porque a arrecadação começou há pouco tempo. De acordo com a primeira parcial de arrecadação da campanha, Marina arrecadou R$ 4,6 milhões e, a partir de agora, o comitê fará reuniões com os candidatos estaduais para definir a contribuição da campanha nacional em cada Estado.
Segundo Capobianco, os repasses serão definidos de acordo com a viabilidade eleitoral de cada candidato, a capacidade individual de arrecadação e o custo da campanha em cada Estado. "O Gabeira vai receber ajuda da candidatura nacional, assim como os outros (candidatos)", reforçou. Capobianco negou falta de apoio do PV à candidatura de Gabeira. "Nossa relação com a candidatura do Gabeira é política e essa relação está 100% mantida. O Gabeira é 100% Marina, é do PV, e não tem nenhuma fala dele questionando essa relação", rebateu.
Doações
Capobianco comemorou o volume de doações à campanha de Marina Silva. Embora ainda conte com uma campanha "modesta", o coordenador disse que há previsão de recursos entrando nos próximos dias, uma vez que empresas e pessoas físicas já se comprometeram com doações. "Vamos ter recursos para fazer uma boa campanha e apoiar todas as candidaturas majoritárias", afirmou.
Segundo o coordenador, Marina tem agradado os "amigos da sustentabilidade", entre eles pessoas físicas e empresas - de empreiteiras a bancos, empresas de cosmético e celulose. "Para nossa alegria, nós estamos encontrando muita disponibilidade no conjunto dos mais diferentes tipos de empresariado", afirmou.
O coordenador lembrou que existem equipes de captação de recursos e que a candidata não pede doações nos eventos em que têm participado. "As doações são de amigos da proposta. Não é uma relação pessoal, é de valorização da proposta", disse, ao negar que os doadores sejam empresários amigos de Marina ou de Guilherme Leal (vice da chapa).
Nos próximos dias, a equipe deve iniciar o processo de recebimento de doações via internet por meio de cartão de crédito. O sistema ficou pronto há duas semanas e ontem foi realizado o primeiro teste. De acordo com Capobianco, o sistema ainda não está disponível aos doadores porque as operadoras de cartão de crédito tiveram de se adequar às exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Teoricamente, nós temos uma boa oportunidade (de arrecadação). Se isso (difusão na internet) se traduzir em contribuição financeira, será excelente para nós", comentou.
Fonte: O ESTADÃO

Mato Grosso que queremos


Por Sérgio Guimarães
Numa campanha eleitoral onde a maior atenção é dada aos ataques pessoais, às impugnações, às articulações exclusivamente pragmáticas com vistas a chegar ao poder e onde praticamente não existem apresentação e discussão de propostas, passou quase despercebida a divulgação, pelo Partido Verde na semana passada, da "Carta Verde de Mato Grosso", com sua visão de futuro para nosso estado.Ao contrário do que alguns possam imaginar, a "Carta Verde de Mato Grosso" não é um documento preservacionista, nem propõe o "engessamento" do estado, mas sim é um chamamento ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Porém, um desenvolvimento que priorize a dimensão social, onde as riquezas sejam melhor distribuídas e os serviços públicos, especialmente saúde e educação de qualidade, atendam integralmente as necessidades da população. Que cada cidadão tenha oportunidades concretas de elevação de níveis de renda e qualidade de vida. Também, é claro, propõe um desenvolvimento que tenha como pilar básico a sustentabilidade ambiental, condição básica para que tenhamos perspectivas de futuro. Diz a carta: "Acreditamos e defendemos que o verdadeiro desenvolvimento econômico só é possível com a preservação do equilíbrio ambiental. É possível sim produzir sem destruir, consumir sem ser consumido. Cuidar bem das nossas águas, das nossas florestas, das cidades e da nossa vida. Somente dessa forma estaremos preparados para os desafios do futuro próximo".Um dos pontos que chama a atenção é sem dúvida o destaque dado aos problemas urbanos e a necessidade de ampliação da infraestrutura. "Queremos as nossas cidades com infraestrutura básica, água tratada e saneamento (esgoto), iluminadas, com transporte público acessível e ruas pavimentadas, com praças e áreas de lazer urbanizadas e mais seguras". E vai ainda além, ao expor que "Queremos Mato Grosso com mais rodovias e ferrovias, com aeroportos e hidrovias para escoar nossa produção - mas sem que isso se torne mais um vetor de degradação ambiental". Por entender que existem áreas suficientes para o aumento da produção agrícola, o documento avança propondo "o fim do desmatamento e o aumento da produtividade e o pagamento por serviços ambientais. Produzir mais e melhor nas áreas já abertas, recuperando as áreas mais sensíveis e as já degradadas". Propõe ainda "espaço, apoio e prioridade para a agricultura familiar do tamanho do seu potencial e da sua importância na produção de alimentos para Mato Grosso e o Brasil. Queremos a regularização fundiária e a paz no campo", conclama a Carta Verde.O documento ressalta ainda a necessidade de indústrias limpas e eficientes, de um setor público livre de vícios e desvios que sugam o dinheiro dos impostos e destaca a importância fundamental de políticas púbicas que amparem e dêem perspectivas de futuro para as nossas crianças, adolescentes e jovens. Pede maior cuidado e valorização para os idosos e ressalta ainda o imperativo do reconhecimento da diversidade social, cultural, étnica e mais respeito aos direitos das minorias.A carta, que está em sintonia com as Diretrizes para o Programa de Governo da candidata Marina Silva, (http://www.minhamarina.org.br/diretrizes_governo/index.php) vai além das propostas e faz um chamamento ao cidadão a ser protagonista do processo político, escolhendo com muito cuidado os candidatos nos quais votará nestas eleições, prestando atenção a quem você dará o mandato de deputado estadual, deputado federal, de senador, de Governador e de Presidente da República. Começando por negar o voto a quem tem a "ficha suja" na Justiça, em quem queira comprar nosso voto e o de nossa família, para votar somente em quem tenha proposta realista para melhorar a vida de todos que aqui vivem e que invista no futuro de nossos filhos e netos.Por último, o Partido Verde de Mato Grosso e seus candidatos assumem compromissos em relação ao processo eleitoral: pautar o período de campanha pelo debate de ideias e propostas sobre Mato Grosso e o Brasil; não praticar qualquer tipo de ataques pessoais; ter transparência na arrecadação e aplicação de doações de campanha; e fazer a neutralização das emissões de carbono da campanha, através de plantio de árvores.Sem dúvida são propostas e posicionamentos que vêm contribuir não só para a realização de uma campanha de alto nível, mas principalmente para caminharmos na direção do Mato Grosso que queremos, um Mato Grosso efetivamente democrático e sustentável.
Sérgio Guimarães é engenheiro civil, ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, fundador e presidente licenciado do ICV - Instituto Centro de Vida e candidato a Deputado Federal pelo PV.