sexta-feira, 14 de maio de 2010

Semana das Mulheres no Poder

Advogada nomeada nos EUA

Elena Kagan, advogada-geral da União, foi nomeada pelo presidente dos EUA Barack Obama para juíza da Suprema Corte. A escolhida tem 50 anos e é ex-diretora da escola de Direito de Harvard. O nome de Elena Kagan para a Suprema Corte é a segunda indicação de Obama, que, no ano passado, também indicou uma mulher, a hispânica Sonia Sotomayor. A confirmação do nome da nova juíza precisa ser aprovada pelo Senado e, caso isso aconteça, será a primeira vez na história que a corte contará com três juízas mulheres.

Mulheres na presidência de empresas

Pesquisa realizada pelo Instituto Sophia Mind traçou o perfil das mulheres no mercado de trabalho. Segundo o estudo, 37% das mulheres visam chegar à presidência da empresa onde trabalham atualmente. 71% afirmaram se planejar para atingir objetivos profissionais, e as responsabilidades familiares têm afetado pouco estas metas. 81% das casadas não alteraram os seus planos de carreira após o casamento, e 63% das mães não mudaram os seus planos profissionais após o nascimento dos filhos, embora 24% acreditem que, com filhos, fica mais difícil alcançar as metas. 12% delas aceitariam uma transferência para o exterior.

 Pacto contra a Violência

O estado do Mato Grosso é o 24º a aderir ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O Pacto é uma iniciativa do governo federal com objetivo de prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres. Consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações, direcionadas, prioritariamente, às mulheres rurais, negras e indígenas em situação de violência, a serem executadas até 2011.


Visita de relatora nas Nações Unidas

A Relatora Especial das Nações Unidas sobre Formas Contemporâneas de Escravidão, Gulnara Shahinian, visitará o Brasil entre os dias 17 e 28/05. Shahinian vem ao país a convite do Governo, visitará Brasília, São Paulo, Cuiabá e Açailândia, onde encontrará com autoridades do Governo, membros do Poder Judiciário, representantes de organizações não-governamentais, membros da comunidade, acadêmicos e outros profissionais que trabalham com o tema. Em setembro, a relatora apresentará um relatório sobre sua viagem ao Brasil ao Conselho de Direitos Humanos em Genebra (Suíça). Gulnara Shahinian foi nomeada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU como Relatora Especial sobre Formas Contemporâneas de Escravidão, incluindo suas causas e consequências, cargo criado em maio de 2008. Ela é uma advogada armênia com longa experiência como consultora e especialista para vários órgãos da ONU, União Europeia, Conselho da Europa, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e órgãos de governo sobre os direitos da criança, gênero, migração e tráfico. Shahinian também é ex-administradora do Fundo Voluntário da ONU sobre Formas Contemporâneas de Escravidão.


Fonte: MAIS MULHERES NO PODER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com