domingo, 12 de setembro de 2010

Em sabatina no GLOBO, Marina Silva responde a perguntas de internautas

RIO - Os internautas participaram ativamente da sabatina realizada nesta quinta-feira, na sede do GLOBO, quando a candidata Marina Silva (PV) foi entrevistada por dez colunistas . Dias antes, os internautas enviaram cerca de 300 perguntas pelo Facebook e pelo Eu-Repórter , nossa seção de jornalismo participativo, - a maioria sobre meio ambiente, alianças partidárias, educação e redução de impostos - questões que também foram levantadas pelos representantes do jornal. Durante o evento, a hashtag #sabatinaoglobo ficou na lista dos Trending Topics Brasil - assuntos mais debatidos no Twitter - e o perfil da cobertura do GLOBO das Eleições 2010 no microblog foi o sexto mais retuitado no país.

"Ótimas perguntas e candidata excelente com boas respostas e visão realista. RT @OGlobo_Eleicoes: Termina a #sabatinaoglobo com Marina Silva", escreveu a usuária @Rocyrillo após o debate.

Siga O Globo no Twitter

Tema recorrente nesta campanha, os planos de Marina Silva para a educação foram perguntados pelo leitor Daniel Vasconcelos. O internauta queria saber em que as propostas da candidata se diferenciam das de seus concorrentes José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). De acordo com a verde, a educação receberia investimentos de 7% do Produto Interno Bruto (PIB), e o governo implantaria o modelo de educação integral, com turnos dentro das salas de aula e outros em que os alunos estariam envolvidos em atividades em suas comunidades, por exemplo.

- A educação integral é a desejável, mas não é possível colocar todo mundo dentro da sala de aula o dia inteiro. A educação precisa ser a alavanca para o desenvolvimento. Vamos investir em centros de excelência que já existem e criar novos - respondeu Marina ao internauta.

Questionada pelo colunista Ilimar Franco sobre as alianças partidárias que teria que fazer para governar, a candidata disse que pretende se aliar aos melhores políticos das legendas que povoam o Congresso Nacional. A dúvida sobre a viabilidade de Marina governar sem o apoio da maioria foi muito freqüente nas perguntas enviadas pelos internautas aos presidenciáveis.

- Os partidos que têm base de sustentação, leque de aliança, nos últimos 16 anos, não fizeram exatamente nada por causa dessas alianças. Quero me juntar aos melhores do PT, PSDB. Enquanto os braceletes deles estiverem algemados pela velha política de 500 anos do fisiologismo, não se fará a reforma - afirmou, para completar que aposta no equilíbrio entre os bons e maus políticos que serão eleitos.

A internauta Hellieck Oliveira perguntou, pela página do Globo no Facebook , quais os planos de Marina para reforçar a fiscalização nas fronteiras, evitando a entrada fácil de armas, drogas e produtos piratas. A resposta veio na proposta de uma integração entre a política de segurança já realizada, que tem bons resultados e merece ser valorizada, na opinião da candidata, e uma ação de proteção ao meio ambiente, que contaria com a ajuda do Exército.

Fonte: O GLOBO

Um comentário:

  1. Não sabia que minha pergunta tinha sido selecionada entre 300 outras! Que bom pra mim que agradei...(rsrs)

    ResponderExcluir

pvmulhernilzamartins@gmail.com