segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Marina critica discussão sobre CPMF sem reforma tributária







A senadora Marina Silva (PV-AC), derrotada nas eleições à presidência da República no primeiro turno, criticou nesta segunda-feira (8) a discussão sobre a volta da CPMF, defendida pela maioria dos governadores eleitores. Em texto publicado em seu blog, Marina disse que há apenas um "consenso oco" a favor da Reforma Tributária e que o financiamento do sistema de Saúde do País deve passar pela Emenda Constitucional nº 29, que determina a aplicação de 10% dos impostos federais, 12% dos estaduais e 15% dos municipais no setor.
Para a senadora, os defensores da CPMF buscam "pulverizar uma discussão que deve ser encarada em sua abrangência e que leva a enfrentar, inclusive, os questionamentos sobre os princípios que sustentam o atual pacto federativo".
Sem se colocar radicalmente contra a CPMF, Marina afirmou ainda que todos devem se compromissar em "não criar nenhum imposto ou contribuição sem antes melhorar a eficiência e a justiça do atual sistema tributário" e que a "retomada da cobrança desse tributo é uma iniciativa que não se dispõe a repensar o sistema tributário como um todo".
Marina também defendeu que os governos municipais não podem continuar arcando com despesas muito acima de sua capacidade financeira e que endossa "desde o primeiro momento, a reivindicação do movimento municipalista para que os governos federal e estaduais assumissem suas responsabilidades no financiamento da saúde pública no Brasil".
Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com