sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Marina Silva diz ter optado por "interação viva" na campanha

A inovação na política, segundo Marina Silva, passa pelo uso de mídias sociais no contato dos governantes com o público
Foto: Fernando Borges/Terra

Ana Brambilla
Direto de São Paulo
Um ano depois de ter passado por um "batismo digital" na Campus Party, a ex-candidata à Presidência da República Marina Silva volta ao Centro de Exposições Imigrantes, local do evento de tecnologia, para fazer um balanço do uso das mídias sociais em sua campanha.
Acompanhada pelo estrategista de mídias digitais Caio Túlio Costa, que participou de sua caminhada eleitoral, Marina iniciou a fala lembrando da desvantagem que tinha no tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão em relação a José Serra e Dilma Rousseff. Essa desvantagem, segundo a ex-candidata do PV, também se refletia na infraestrutura financeira, o que levou a uma exploração efetiva dos meios de produção de conteúdo colaborativo no ciberespaço.
No início da campanha, em 6 de julho de 2010, o movimento Marina Silva contava com 30 mil colaboradores que somavam prática no uso de ferramentas digitais comunicacionais. Isto teria auxiliado, segundo a ambientalista, a chegar à marca de quase 20 milhões de votos no primeiro turno.
"Fizemos a opção por uma interação viva com as pessoas, não que as mídias sociais fossem espaços apenas para falar, para fazer propaganda, mas para ter um diálogo de verdade", diz a ex-candidata. Marina afirma que, no Twitter, por exemplo, a fala sempre foi dela própria. "Outra opção foi de que nunca fosse outra pessoa. Quando era a minha equipe que digitava, isso era dito", afirma.
A inovação na política, segundo Marina Silva, passa pelo uso de mídias sociais no contato dos governantes com o público. "É possível ser inovador na política, mas não adianta ser só por um pouco tempo e, depois, ser conservador outra vez", diz.
A visão de Marina em relação às mídias sociais e, especialmente, ao Twitter é de uma mídia que ainda pode crescer. "Mostramos a força de uma ferramenta que está só começando."
Para o comunicador Caio Túlio Costa, o que diferenciou a campanha de Marina nas redes sociais foi a existência de uma causa muito comum aos jovens, que estão fortemente presentes nestes espaços colaborativos.
Marina reforça este entendimento ao afirmar que a causa ambientalista é tão atual quanto a força das mídias digitais. Para isso, a ex-candidata cita Vitor Hugo ao dizer que a internet, assim como o meio ambiente, é uma "ideia cujo tempo chegou".
Marina cita o pensador Victor Hugo: participamos de uma ideia cujo tempo chegou - isso é a internet pra ela. Meio ambiente também é uma ideia cujo tempo chegou.
Ao final do debate, Marina Silva alcançou o topo dos Trending Topics brasileiros e chegou ao quinto lugar na lista dos assuntos mais comentados no Twitter no mundo inteiro.
Campus Party Brasil 2011Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).
Para este ano, são esperados mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 terá inúmeras palestras. Entre os confirmados, estão o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, e muitos outros.
Veja as fotos

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com