sábado, 19 de março de 2011

Marina ameaça deixar PV após divisão na legenda

Redação SRZD

O grupo da ex-senadora Marina Silva está isolado na disputa pelo comando do PV, e por conta disso, Marina ameaçou deixar o partido depois que a situação se agravou, na última quinta-feira, quando o presidente da sigla, José Luiz Penna, que está no cargo desde 1999, liderou uma manobra na Executiva Nacional da legenda com intuito de prorrogar seu mandato por mais um ano. Marina então protestou e autorizou que seus aliados falassem publicamente quanto a saída do partido.

"Estamos vivendo um pesadelo verde. Penna deu um golpe para tentar ser presidente vitalício. Se não conseguirmos mudar isso, o único caminho será fundar outro partido", afirmou o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ). Para completar, o deputado Sarney Filho (PV-MA) sugeriu adiar para 2012 a convenção que elegeria a nova cúpula verde. A medida teve aprovação por 29 votos a 16, mesmo com os protestos da ex-senadora.

Segundo informações da "Folha de S. Paulo", Marina fez um discurso duro e cobrou uma "transição democrática" no partido. Em resposta, os aliados de Penna mantiveram a tese de que ela é "novata" na sigla, e por isso não conseguiu convencer sua bancada federal, de 14 deputados. Marina Silva, que se filiou ao PV em 2009, afirmou que a derrota compromete o plano de construção de uma terceira via na sucessão da presidente Dilma Rousseff, em 2014. "Há conflito entre os fisiológicos, que parecem ver a Marina como um estorvo, e a ala que quer renovar o partido. Agora a contradição estourou de vez", disse o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ).

Mesmo alcançando o terceiro lugar na campanha de 2010, recebendo cerca de 19,6 milhões de votos, a ex-senadora não tem maioria na cúpula do PV, e por isso tenta ter um aliado substituindo Penna para organizar sua futura candidatura ao Planalto. Marina tem o apoio do ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e o ambientalista pernambucano Sérgio Xavier. "Não dá para remar contra o tsunami da realidade. Marina é a grande liderança verde do país. Quem ignora isso está olhando para o próprio umbigo", contou Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com