domingo, 23 de maio de 2010

05 DE JUNHO- Dia Mundial do Meio Ambiente


Por Lucélio Costa


Um dia que merecia ser de reflexão e ações concretas, e não apenas marcado por diversos eventos feitos somente para as mídias por todo mundo. Dia que podíamos meter as mãos literalmente no lixo, na poluição e nas áreas degradadas recuperando-as e dando lições de civilidade. Traçar estratégias para vivermos de maneira mais sustentável. Ações essas que nos faria aliviar um pouco mais as cargas das destruições que semeamos.
Seja pela falta de planejamento, pela burocracia, pelos confrontos políticos partidários, pela omissão, corrupção ou simplesmente por vaidades pessoais, a grande verdade é que a humanidade desperdiça força e tempo que poderiam atenuar os problemas ambientais.
Recentemente a cúpula dos grandes governantes do planeta e as mais altas autoridades ambientais se reuniram em Copenhagen, e muito foram discutidos sobre o aquecimento global, seus efeitos e suas causas. Entre palestras, conferências, workshops todos debruçaram sobre os mais variados temas expondo a real situação, porém, concretamente nada mudou. Os problemas continuam, as catástrofes se apresentam comumente por toda parte da terra. O que se vê, é que estes tipos de reuniões pouco ou quase nada se colocam em prática, assinam-se grandes tratados convencionais que terão que ser reafirmados em outros mega eventos futuros. Enquanto isso, o planeta fica cada vez mais poluído, o petróleo se espalha nos oceanos, as florestas são desmatadas, água vira artigo de luxo, as grandes catástrofes aparecem com mais freqüência, as vendas de automóveis triplicam, e o mais agravante, a população mundial cresce. Hoje somos  seis bilhões de habitantes, até 2050 poderemos chegar 18 bilhões.
As ações discursivas, dos agentes envolvidos nestas questões em suas eternas convenções, têm deixado muito a desejar no que se refere à multiplicidade de fatores envolvidos, é necessário mais ativismo. Sair da dialética e passar para a ação propriamente dita. Considerando-se, que estas convenções se dão aproximadamente 10 em 10 anos, nossas chances de conseguirmos depurar a poluição do planeta terra são na realidade bem pequenas. Enfim, o tempo urge e nada se faz de concreto. Mas até quando? Em relação ao meio ambiente, não dá para se dizer: "Pequenas ações sim, e que todos nós realizaremos em casa, podem colaborar para amenizar os problemas, como não desperdiçar água, coleta seletiva do lixo... blá blá coisas que todos estão cansados de ouvir, mas não colocam em prática.
Só a partir disso é possível integrar uma luta para a solução dos grandes problemas ecológicos do planeta. Então aproveitem que o dia 5 de junho cai num sábado. Dia que poucos têm compromissos profissionais, e meta a mão na massa, limpe a tua casa com primor, retire o que você não usa mais e doe para quem precisa. Conserte vazamentos, vá ao supermercado ou feira e leve a sacola de pano, utilize os jornais como forração para os cestos de lixo ao invés de sacolas de plásticas, lave as roupas e reutilize a água parar lavar calçadas ou jogar no vaso sanitário. Faça coleta seletiva do lixo, plante uma árvore no seu quintal ou na sua calçada, varra tua calçada ou quem sabe convide os vizinhos e limpem a praça do teu bairro. Tenho certeza, que no final do dia 5 no mínimo teremos menos lixos espalhados, assuma responsabilidades diante de si mesmo e do planeta. Não espere pelos governantes, faça a mudança na sua atitude como indivíduo, seja um cidadão sustentável, de forma a tentar reverter ou ao menos deter o processo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com