quarta-feira, 23 de junho de 2010

Encontro em Cuiabá discute ações para Cidades Sustentáveis

Por: Fabiola Gomes

Assessoria

As práticas de sustentabilidade são adotadas por diversos setores da sociedade comprometidos com o meio ambiente e com a sua preservação para as gerações futuras. O Movimento Mato Grosso Sustentável, levanta esta bandeira e promove, nesta quinta-feira (24-06) em Cuiabá, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMT, ás 19h, um encontro para discutir com a sociedade e representantes do poder público uma aliança por um Mato Grosso justo, com qualidade de vida e bem estar.

O encontro vai reunir especialistas para discutir o tema Cidades Sustentáveis e terá uma programação com oficina de trabalho, dando encaminhamento aos temas: Saneamento básico integrado; Resíduos Sólidos e coleta seletiva; Habitação e Ecomoradias como política de Estado; Reestruturação da Segurança Pública; Enfrentamento das mudanças climáticas e desastres naturais; Educação para a Sociobiodiversidade; Juventude e Terceira Idade; Pacto pelo rio Cuiabá; Licenciamento Ambiental e Empoderamento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente para fundamentar as raízes das questões ambientais e sanitárias.

Na opinião o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Archimedes Pereira Lima Neto, afirma que é possível tornar a nossa cidade sustentável através de uma gestão pública de qualidade, planejamento, projetos, responsabilidade, respeito às leis e participação da sociedade. Ele afirma que Cidades Sustentáveis é uma realidade palpável. “São as cidades com infra-estrutura de qualidade que garantem a sua população: saúde, educação e segurança pública”.

O debate acerca da “Universalização dos sistemas de água, esgoto e resíduos sólidos” será avaliado pela Secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta, Irene Duarte, pelo Secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis, Lindomar Alves da Silva, pelo Secretário de Meio Ambiente de Tangará da Serra, Luis Alberto Pereira e pela Secretária de Saúde de Chapada dos Guimarães, Rosa Maria Blanco Manzano, entre outros convidados.

Serviço:

Evento: “1° Encontro Cidade Sustentáveis – Juntos na construção de caminhos para um Mato Grosso justo, democrático, e Ecológico”.
Data: 24/Junho/2010
Hora: 19h00
Local: Anfiteatro Interno do IFMT/campus Cuiabá/Cel. Octayde Jorge, Rua Zulmira Canavarros, Centro, Cuiabá/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com