sexta-feira, 11 de junho de 2010

PV Mulher apresenta diretrizes na convenção nacional

Diretrizes Programáticas das Mulheres do Partido Verde


Por iniciativa da Secretária Nacional da Mulher, Regina Gonçalves, as Secretárias Estaduais reuniram-se em Brasília no dia 09/06/2010 e juntas discutiram a realidade das mulheres brasileiras apresentando propostas a serem amadurecidas e incluídas em nosso Programa de Governo. Estavam presentes as secretárias Ana Elisa Prates do Rio Grande do Sul, Patrícia Paula da Silva Alves do Amazonas, Maria Isabel Correa do Paraná, Maria do Socorro Albino do Rio Grande do Norte, Maria do Socorro Catanhede de Pernambuco, Laura Beleza Rocha de Minas Gerais, Marina Agustinho Azevedo de Espírito Santo, Renata Fortes Fernandes do Distrito Federal, Adelaide Braga do Ceará, Jacqueline Vieira Silva Meira de Goiás, Marlene Mateus do Nascimento do Pará, Edna de França Ferreira da Bahia, Poliana Gatinho do Maranhão, Taciana Amorim Menezes de Alagoas, Claudia Rodrigues da Silva de Sergipe, Edna Martins de São Paulo, Zelinda Maria Santos Abdala de Rondônia, Nena Duppre do Rio de Janeiro, além da socióloga Anna Maria Caldas, Luize,Mara Prado e Roberta Moreno
A condição de vida das mulheres brasileiras, considerando os avanços do século passado, ainda apresenta sérios problemas a serem enfrentados em pleno século XXI. Atualmente, ainda vivemos com a precarização do trabalho, a dupla jornada, a desigualdade salarial, os assédios sexual e moral, e a invisibilidade da pluriatividade de tarefas desenvolvidas pelas mulheres que resulta, enfim, numa “economia da sobrevivência” .
No âmbito da educação embora as mulheres apresentem maiores índices de escolarização se comparadas aos homens; entre elas existem diferenças tais como de raça, etnia, região e classe social. Além de persistir no sistema educacional uma educação sexista e discriminatória.
Em relação à saúde, as mulheres são as maiores usuárias do SUS, portanto são as primeiras a sentir o efeito da precariedade no atendimento e da ausência de políticas públicas nessa área. As mulheres são acometidas por diversas doenças e morrem de complicações do parto, de câncer de mama e útero, de doenças sexualmente transmissíveis. Sobretudo, por sua condição social desfavorável, apresentam maiores índices de estresse, ansiedade e depressão.
A Violência contra a mulher continua tendo caráter epidêmico e, apesar da lei Maria da Penha e de algumas políticas públicas construídas continuam morrendo vítimas de atrocidades.
No que diz respeito à participação política das mulheres, há uma sub-representação que é alimentada por estruturas partidárias machistas e por um imaginário que atribui papéis sociais distintos aos gêneros.
Feitas tais considerações a mudança na vida das mulheres só será possível através de uma parceria entre homens e mulheres imbuídos de uma vontade política de transformação dessa realidade. O Partido Verde tem as condições de ser protagonista nessa transformação na medida em que defende o Desenvolvimento Sustentável e, como tal, o desenvolvimento é um processo multidimensional, portanto inclusivo.
Enquanto a questão das relações sociais de gênero permanecer um tipo de anexo obrigatório em nome do politicamente correto nos discursos sobre o desenvolvimento, essa situação prevalecerá.Precisamos de uma visão diferente de desenvolvimento e para isso, talvez, seja necessário defendermos a idéia de uma “ação afirmativa do privado. “
As Secretárias da Mulher do PV, representando 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal, constituíram um grupo de trabalho para sistematizar as propostas discutidas e apresentá-las ao conjunto do partido. Além disso, nesse contexto de eleições, afirmaram seu compromisso com a candidatura de Marina Silva que nos representa efetivamente. Desta forma aprovou-se a criação de uma rede feminina de apoio à campanha Marina Presidente, criando comitês domiciliares pró Marina.
Aproveitando o chamamento de nossa candidata, vamos disseminar a campanha “Seja mais uma e seremos milhões”

Mara Prado

Comunicação

Um comentário:

  1. Se todos os homens desse conta que ele só vive pelos primeiros cuidados que uma mulher muito especial lhes proporcionara antes, teria mais respeitos com sua própria vida.

    ResponderExcluir

pvmulhernilzamartins@gmail.com