sexta-feira, 25 de junho de 2010

Semana das Mulheres no Poder

Futebol feminino


Enquanto rola a bola da Copa do Mundo da África do Sul, acontece entre os dias 25,26 e 27 de junho a 5ª edição do “International Women’s Cup (IWC)” na Espanha. O evento é um projeto desportivo que tem por objetivo promover a participação das mulheres no esporte e estimular os meios de comunicação a darem mais cobertura ao esporte de competição feminino, fomentando a igualdade no âmbito esportivo.

Princípios de empoderamento

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) afirmou que 11 empresas brasileiras fazem parte da lista de 39 corporações que aderiram aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres”, lançado pelo UNIFEM e o Pacto Global das Nações Unidas em março deste ano. As empresas brasileiras lideram a adesão aos Princípios, a segunda posição é ocupada por seis empresas de caráter global, e Estados Unidos e Egito estão na terceira posição no ranking. As empresas brasileiras adeptas da iniciativa são: Açovisa Indústria e Comércio de Aços Especiais Ltda, CINQ Tecnologia, Copel – Companhia Paranaense de Energia, Fersol Indústria e Comércio SA, INCCATI Sistemas Ltda, Itaipu Binacional, Microlife Informática de Franca Ltda, Natusfran, New Space Processamento e Sistemas Ltda, Petrobras e Rodovalho Advogados.

Na segunda-feira, dia 21/6, 39 executivos de grandes empresas divulgaram a Declaração de Apoio dos CEOs aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios”, conclamando a adesão do setor empresarial à iniciativa das Nações Unidas. No documento, os presidentes e diretores executivos expressam o compromisso com a promoção da igualdade entre mulheres e homens, pedra fundamental dos setes Princípios, a ser adotado em escala mundial pelas empresas para incorporar a diversidade global e nacional. A parceria do UNIFEM com o Pacto Global das Nações Unidas através dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios” oferece à comunidade empresarial uma nova ferramenta no trabalho conjunto com as Nações Unidas para avançar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, particularmente o Objetivo 3: Promover a Igualdade entre os Sexos e a Autonomia das Mulheres.
Íntegra dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres”

Seminário debate subrrepresentação

Acontece no próximo dia 30/06, às 14 horas, no plenário 3 da Câmara Federal, seminário que vai debater a "Subrrepresentação da Sociedade no Parlamento Brasileiro". A iniciativa é da Comissão de Legislação Participativa, e a sugestão do tema é do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). O Inesc percebeu, em pesquisa realizada com deputados e senadores, que os parlamentares, em sua maioria, admitem que o Parlamento não reflete a diversidade de grupos sociais que compõem a dinâmica da sociedade brasileira, mas não desejam que essa situação seja alterada. A relatora, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), acredita que o seminário poderá contribuir para a ampliação das discussões no Congresso Nacional e para a efetiva alteração da representação de negros, mulheres, índios e outros grupos sociais no Parlamento, como afirmou à Agência Câmara. A Comissão de Legislação Participativa foi criada em 2001 e tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos, que são apresentadas e examinadas pela comissão. Aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar.

O que pensam os Parlamentares sobre a Reforma Política?

Sondagem de Opinião Parlamentar Reforma Política

Jovens feministas

Sábado, dia 26/06, acontece em Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, roda de conversa e lançamento do livro “Jovens Feministas Presentes”, primeira publicação do Fórum Cone Sul de Jovens Mulheres Políticas – Espaço Brasil. A publicação traz depoimentos, entrevistas e artigos sobre a participação jovem e feminista no enfrentamento das desigualdades de gênero.

Progresso das mulheres no mundo

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM Brasil e Cone Sul), em parceria com a Fundação Ford e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), abre edital para produção de relatório de avaliação da realidade das mulheres brasileiras e o avanço de direitos no país. O relatório “O Progresso das Mulheres no Brasil 2003-2009”, faz uma atualização de publicação homônima que revisou a situação das brasileiras de 1992 a 2002. As propostas podem ser enviadas por empresas e instituições legalmente constituídas e com reconhecida produção de pesquisas sociais. Deve conter pesquisas e análises de dados nas seguintes áreas: política e poder; direitos humanos, direitos civis e políticos; educação; mulheres jovens e meninas; mercado de trabalho e renda; políticas públicas; área urbana e rural; raça e etnia; saúde e direitos sexuais e reprodutivos; HIV/AIDS; pobreza e violência contra a mulher. As propostas apresentadas não devem ultrapassar o valor de US$ 80 mil (aproximadamente R$ 145 mil), e as organizações que preencherem os requisitos descritos no Edital de Seleção deverão fazer uso do Formulário de Propostas de Projetos e enviá-lo por via eletrônica através do e-mail diana.monge@unifem.org, com o texto: “RELATÓRIO PROGRESSO” no assunto da mensagem.

O Progresso das Mulheres no Brasil 2003-2009

Parlamento Jovem 2010

A Câmara dos Deputados abriu inscrições para a 7ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que será realizado entre os dias 08 e 12/11. O programa selecionará 78 estudantes para vir a Brasília participar de uma jornada parlamentar simulada que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário. Para participar, é necessário ter entre 16 e 22 anos e estar frequentando regularmente o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares de todo o país. O aluno deverá preencher uma ficha de inscrição, criar um projeto de lei e entregá-lo na escola onde estuda. As escolas têm até o dia 20/08 para encaminhar as fichas de inscrições e os projetos às secretarias estaduais de educação. A lista com os selecionados será divulgada no dia 04/10.

Os projetos de lei a serem inscritos poderão tratar dos seguintes temas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação; cultura; esporte e turismo. Alguns projetos apresentados no Parlamento Jovem podem ser aproveitados pelos deputados e passar a tramitar na Câmara. No último dia 08/06, a Câmara aprovou um projeto de lei do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) que foi inspirado em proposta apresentada em 2004, durante o Parlamento Jovem, pela aluna Martha Ramires Oliveira Sachser de Souza. O projeto (PL 1695/07) prevê a realização anual de exames oftalmológico e auditivo para alunos de ensino fundamental da rede pública. A proposta será agora analisada no Senado.

Reprodução de conteúdo autorizada desde que citada a fonte: Site www.maismulheresnopoderbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com