segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PSDB e PV discutem 'agenda verde' de Marina Silva

Altino Machado
Direto de São Paulo

O senador eleito Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e o coordenador da campanha do candidato tucano José Serra (PSDB), Xico Graziano, estiveram reunidos, nesta sexta-feira (15), no Rio, com Basileu Margarido e o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), representantes da senadora Marina Silva (PV-AC), terceira colocada na disputa para a presidência da República.

O PSDB sugeriu moratória de cinco anos como contraproposta ao desmatamento zero pretendido pelo PV no documento "Agenda por um Brasil justo e sustentável", apresentado na semana passada pela senadora.

Em relação ao Código Florestal, em princípio, os tucanos manifestaram concordância de vetar projeto que reduza reserva legal e áreas de preservação permanente (APPs) ou que anistie desmatadores.

Os representantes de Serra fizeram ressalva de que o veto poderia acontecer desde que não haja inclusão de "áreas de cultura agrícola consolidada de longa data" nas APP's para efeito de recomposição florestal.

Sirkis disse que os dois tucanos concordaram com a maioria dos pontos do documento, mas fizeram objeções de substância em relação ao Fundo Nacional de Segurança para complementar os salários dos policiais civis e militares de forma a garantir sua dedicação exclusiva à segurança pública.

Também houve objeções, de acordo com o relato de Sirkis, em relação à moratória sobre a construção de novas usinas nucleares e leilões de térmicas à carvão e óleo diesel. Sirkis informou que os tucanos teriam ponderado a necessidade de um levantamento da futura demanda energética.

"Houve uma objeção à supressão do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos elétricos e híbridos embora tenha havido concordância em relação a incorporar o critério de emissões de gases de efeito estufa como critério de tributação", relatou Sirkis.

Na avaliação do deputado eleito, de forma geral houve concordância em relação à proposta de reforma tributária, mas com ressalva quanto à proposta para que ocorra nos seis primeiros meses de governo. Os tucanos consideraram a proposta dos verdes pouco realista.

Fonte: TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com