quinta-feira, 24 de março de 2011

ANÁLISE: Por trás do debate verde, a sombra do prefeito paulistano

Movimentos de Gilberto Kassab para criação de novo partido evidenciou apoio do PV

Roldão Arruda, de O Estado de S. Paulo

Curiosamente, por trás do debate interno do PV paira a sombra dos movimentos feitos pelo prefeito Gilberto Kassab para a criação de um novo partido. Para entender como isso ocorre, é bom lembrar que o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, tem sido um constante e entusiasmado aliado político do prefeito.

Um dos efeitos desse bom relacionamento é o fato de o atual líder do governo municipal na Câmara dos Vereadores, José Roberto Tripoli, ser filiado ao PV. Outro efeito visível: o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Jorge, também é verde. Um terceiro: o lançamento do PSD de Kassab, na segunda-feira, contou com a presença de representantes verdes.

A fidelidade de Penna é ampla. Até recentemente ele vinha demonstrando, em conversas particulares, entusiasmo com a atuação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), apontando-o como uma das revelações mais importantes da política nacional nos últimos anos, talvez até mais relevante que Marina Silva. Parecia apostar na possibilidade de fusão entre o partido de Kassab e o PSB de Campos, que acabou esfriando.

Já está em jogo também a eleição municipal de 2012. O candidato de Kassab é o secretário Eduardo Jorge, ex-petista e amigo do ex-governador José Serra. Ele também deve ser o candidato de Penna e de setores mais tradicionais do partido em São Paulo, como o ex-deputado e ex-candidato a governador Fábio Feldman. Mas não é, certamente, o candidato do grupo mais próximo de Marina Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

pvmulhernilzamartins@gmail.com